Ibovespa em queda com balanços dos EUA e fala de Powell

Índice VIX registra queda de 0,22%, aos 141.470 pontos, em variação diária.

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Ibovespa em Queda e Mercados Internacionais com Resultados Variados

O Ibovespa apresentou uma sessão de queda nesta terça-feira, 14, com recuo de 0,22% em seu valor, registrando 141.470 pontos por volta das 16h30. A desvalorização foi impulsionada, em parte, pela queda de 1% na ação da Petrobras (PETR4). O mercado acompanhou também a estreia da temporada de balanços do terceiro trimestre em Nova York, com a divulgação dos resultados de grandes bancos americanos como Blackrock, JPMorgan, Citigroup, Goldman Sachs e Wells Fargo.

A agenda do dia foi intensa, com discursos importantes de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed), na National Association for Business Economics (NABE), e de Andrew Bailey, do Banco da Inglaterra, em painéis. O presidente do Banco Central do Brasil, Gabriel Galípolo, também realizou reuniões em Washington, incluindo encontros com executivos da Swift. A CXIX Reunião de Presidentes de Bancos Centrais membros do Centro de Estudos Monetarios Latinoamericanos (CEMLA) foi outro ponto importante da agenda.

Dados do IBGE revelaram que o setor de serviços avançou 0,1% em agosto, em comparação com julho, representando o sétimo resultado positivo consecutivo. O volume de serviços está 18,7% acima do nível pré-pandemia, com um avanço de 2,5% frente a agosto de 2024 e um acumulado de 2,6% no ano. Em 12 meses, houve alta de 3,1%, indicando uma leve aceleração do ritmo de crescimento em relação ao acumulado até julho (3%).

Além dos dados internos, o mercado acompanhou os indicadores econômicos internacionais. A Argentina divulgou o Índice de Preços ao Consumidor (CPI) de setembro, que acelerou para 2,1% no mês, após registrar 1,9% em agosto, representando a maior alta mensal desde abril. Nos mercados americanos, o Nasdaq 100 recuava 0,75%, o S&P 500 perdia 0,19% e o Dow Jones ganhava 0,5%. Na Europa, o Stoxx Europe 600 fechou em queda de 0,39%, o DAX cedeu 0,43%, enquanto o FTSE 100 teve leve ganho de 0,09% e o CAC 40 recuou 0,18%. Na Ásia, os índices também fecharam no vermelho, com destaque para o índice japonês Nikkei 225, que recuou 2,68%, e o Hang Seng Index, de Hong Kong, que caiu 1,73%.

A China divulgará, no final da noite, os dados de inflação ao consumidor (CPI) e preços ao produtor (PPI) de setembro, que serão acompanhados de perto pelo mercado.

LEIA TAMBÉM!

Sair da versão mobile