Ibovespa registra forte queda no primeiro dia de negociação pós-feriado. Mercado acompanha cenário global de cautela e aversão ao risco.
O mercado acionário da B3 iniciou a sessão desta sexta-feira, 21, com uma forte queda. Às 10h15, o principal índice acionário apresentava uma variação negativa de 0,34%, situando-se aos 154.859 pontos, o nível mais baixo desde o dia 7 de novembro, quando a Bolsa atingiu 154 mil pontos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O movimento de queda acompanha o desempenho negativo observado em bolsas de Nova York na quinta-feira, 20, quando o mercado brasileiro estava fechado. A cautela e a aversão ao risco em escala global contribuem para a pressão sobre o Ibovespa.
Fatores externos, como o relatório de inflação divulgado na quarta-feira, 19, que não dissipou as incertezas em relação à avaliação das grandes empresas de tecnologia, influenciam o cenário. A divulgação do relatório de empregos dos Estados Unidos, conhecido como “payroll”, nesta quinta-feira, também diminuiu as chances de uma redução na taxa de juros americana, reforçando a expectativa de manutenção da taxa atual.
Essa situação se traduz em menor disposição para assumir riscos e em uma maior estabilidade do dólar. A moeda americana subiu 0,64% em relação ao real, atingindo R$ 5,372.
Apesar do bom desempenho do setor de produtos agrícolas brasileiros, que busca melhorar o clima para o Brasil no exterior, conforme avaliação da Genial Investimentos, o mau humor do mercado persiste. A situação se agrava diante de tensões políticas em Brasília, decorrentes da indicação de Jorge Messias ao Supremo Tribunal Federal (STF).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!