Dólar e Ibovespa sobem com atenção ao cenário global e ações de Trump. Dólar fecha em R$ 5,380 e Ibovespa sobe para 165.992,11.
O dólar comercial encerrou a sessão de terça-feira, 20 de janeiro de 2026, a R$ 5,380, apresentando um aumento de 0,30%. O Ibovespa também acompanhou a tendência, fechando em 165.992,11 pontos às 17h27. O principal índice brasileiro se aproxima novamente dos 166 mil pontos, refletindo a atenção do mercado com os acontecimentos globais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Investidores monitoram de perto a relação entre Estados Unidos e Europa, além das decisões do presidente norte-americano, do Partido Republicano, que busca influenciar questões relacionadas à Groenlândia. Essa dinâmica impacta diretamente o desempenho dos ativos financeiros.
O fechamento das bolsas de valores norte-americanas após o feriado de Martin Luther King Jr. contribuiu para o movimento observado no mercado brasileiro. A retomada das negociações em Wall Street impulsionou a demanda por ativos, influenciando o desempenho do Ibovespa e do dólar.
A situação geopolítica global, especialmente as ações do presidente norte-americano, representam um fator de risco. Em um movimento que gerou repercussão, o presidente norte-americano implementou “tarifas de 200% sobre vinhos e champanhes franceses”, visando pressionar o governo francês, do Partido Renascimento (centro), a aderir a um projeto supervisionado pelo republicano, inicialmente focado na Faixa de Gaza, mas que posteriormente expandiria para lidar com outros conflitos internacionais.
Enquanto isso, Wall Street registrou perdas durante a parcial do dia. Os principais índices da Bolsa norte-americana apresentaram as seguintes variações às 17h27, no horário de Brasília: Dow Jones – 48,512.05 (queda de 1,72%); Nasdaq – 22,948.27 (recuo de 2,41%); S&P 500 – 6,795.97 (queda de 2,08%).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!