Ibovespa dispara acima de 163 mil pontos! Vale, Petrobras e Itaú impulsionam recuperação. Lula lidera intenções de voto e mercado reage.
O Ibovespa apresentou uma forte recuperação nesta quarta-feira, 14, superando a marca dos 163 mil pontos e renovando a máxima intradiária aos 163.876 pontos. O desempenho positivo foi impulsionado, em grande parte, pelo desempenho favorável de grandes empresas como Vale (VALE3), Petrobras (PETR3 e PETR4) e os bancos, especialmente o Itaú (ITUB).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O volume de negociações, embora ainda baixo, indicou um posicionamento crescente no mercado.
Segundo Rodrigo Moliterno, head de renda variável da Veedha Investimentos, o movimento reflete uma combinação de fatores, incluindo a expectativa de juros menores no futuro e o reposicionamento gradual dos portfólios. A queda nos juros futuros dos Treasuries americanos também contribuiu para um ambiente mais favorável aos ativos de risco. “O volume ainda está baixo, mas a gente vê o mercado se posicionando nesse sentido”, afirmou Moliterno.
Além do cenário financeiro, os investidores também acompanharam os resultados de uma pesquisa eleitoral. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto em um eventual segundo turno contra o senador Flávio Bolsonaro (PL), com 45% das intenções, seguido por 38% de Flávio Bolsonaro.
Em uma disputa com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), Lula aparece com 44% das intenções de voto, contra 39% do governador. O mercado avaliou positivamente a liderança de Lula, embora tenha notado uma leve redução em relação à pesquisa anterior.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A C&A (CEAB3) também se destacou com uma alta de quase 4%, após uma recuperação técnica. Segundo o analista, o movimento reflete uma recuperação técnica, após um período de pressão devido a dados de vendas de varejo, principalmente na Black Friday.
A Vale (VALE3) e a Petrobras (PETR3 e PETR4) também contribuíram significativamente para o desempenho positivo do índice.
Na ponta negativa do índice, aparecem os papéis da Rumo, CSN, Marcopolo e Multiplan. O desempenho mais fraco dessas ações está ligado, em parte, ao setor siderúrgico, que havia se destacado na sessão anterior e agora passa por um movimento de realização, sem grandes notícias no radar.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!