Queda na Produção Industrial Nacional em Setembro Puxada por Retração em Setores-Chave
A produção industrial nacional registrou uma queda de 0,4% em setembro, em comparação com agosto, conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa retração foi impulsionada principalmente pela redução nas atividades de produtos farmoquímicos e farmacêuticos (-9,7%), indústrias extrativas (-1,6%) e veículos automotores, reboques e carrocerias (-3,5%).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O recuo em agosto foi observado em 12 dos 25 ramos industriais pesquisados. Impactos negativos também foram sentidos em artigos do vestuário e acessórios (-2,9%), produtos químicos (-0,4%), produtos diversos (-2,7%) e outros equipamentos de transporte (-1,9%).
Setores com Crescimento
Em contrapartida, alguns setores apresentaram avanços. A produção de produtos alimentícios registrou um crescimento de 1,9%, enquanto fumo alcançou um aumento de 19,5%, produtos de madeira subiram 5,5%, produtos de borracha e de material plástico tiveram um avanço de 1,3%, máquinas, aparelhos e materiais elétricos registraram um crescimento de 1,7%, manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos apresentou um aumento de 2,0%, artefatos de couro, artigos para viagem e calçados tiveram um crescimento de 2,3%, bebidas registraram um aumento de 1,1% e metalurgia apresentou um crescimento de 0,5%.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Comparativo com o Período Anterior
No período de setembro de 2025 ante setembro de 2024, a indústria brasileira avançou 2,0%, impulsionado principalmente pelos produtos alimentícios (7,1%) e indústrias extrativas (5,2%), segundo dados do IBGE. Houve crescimento na produção de 16 dos 25 ramos investigados.
Efeito Calendário
André Macedo, gerente da pesquisa do IBGE, explicou que o aumento foi influenciado pelo efeito calendário, devido ao setembro de 2025 ter um dia útil a mais em relação ao mês anterior. A influência do efeito calendário favoreceu a produção em setembro de 2025.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Na direção oposta, setores como coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-7,2%), produtos de metal (-4,0%) e produtos de madeira (-9,5%) apresentaram retração.
Índice de Difusão
O índice de difusão, que mede a proporção de produtos com avanço na produção em relação ao mesmo mês do ano anterior, aumentou de 40,3% em agosto para 53,0% em setembro.
