IBGE: Preços dos alimentos caem pela quarta vez seguida com índice negativo

IPCA registra queda de -0,26% no grupo alimentação e bebidas, aponta o Instituto.

10/10/2025 13:10

1 min de leitura

IBGE: Preços dos alimentos caem pela quarta vez seguida com índice negativo
(Imagem de reprodução da internet).

Preços de Alimentos Caem Pelo Quarto Mês no Brasil

O preço dos alimentos registrou uma nova queda no Brasil, marcando o quarto mês consecutivo de deflação. Em setembro, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para o grupo alimentação e bebidas apresentou uma variação negativa de -0,26%. O IPCA é o indicador que mede a inflação oficial do país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Deflação Contínua em Alimentos e Bebidas

Nos últimos quatro meses, alimentos e bebidas têm demonstrado uma tendência de queda de preços, caracterizando um cenário de deflação, onde os valores dos produtos diminuem. O recuo acumulado nesse período atingiu -1,17%.

Alimentos com Queda Mais Expressiva

Os produtos que apresentaram a maior redução nos preços foram tomate (-11,52%), cebola (-10,16%), alho (-8,70%), batata (-8,55%) e arroz (-2,14%). Essa queda nos preços impacta diretamente no orçamento dos consumidores brasileiros.

Deflação no Domicílio

No caso da alimentação consumida em domicílio, a deflação também se manteve em ritmo negativo, atingindo -0,41% em setembro, uma melhora em relação à queda de -0,83% registrada em agosto. Essa desaceleração pode indicar uma estabilização no consumo de alimentos em residências.

Desaceleração na Alimentação Fora do Domicílio

A alimentação consumida fora de casa apresentou uma desaceleração entre agosto (0,50%) e setembro (0,11%). O subitem “lanche” registrou uma redução de 0,83% para 0,53%. Essa desaceleração, combinada com a queda em outros preços, influenciou o resultado geral do mês de setembro, onde a inflação oficial do país (IPCA) ficou em 0,48%.

Leia também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Inflação Acumulada em 12 Meses

No acumulado de 12 meses, o índice IPCA acumula 5,17%. Em agosto, o IPCA do país também foi negativo, em -0,11%, caracterizando um período de deflação.

Com informações da Agência Brasil

Publicado por Nícolas Robert

Autor(a):