IBGE lança mapa-múndi invertido em Belém para COP30! Mapa destaca Pará e Bahia, gerando debate sobre o Sul Global e relevância da Amazônia.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentou, na terça-feira (11.nov.2025), um novo mapa-múndi invertido. A iniciativa foi elaborada em razão da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (COP30), que teve Belém, capital do Pará, como cidade-sede.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O IBGE comunicou a produção do mapa em sua conta no X.
O mapa-múndi invertido destaca a importância da COP30 para o Brasil, enfatizando o compromisso com uma transição ecológica justa e sustentável. A cidade de Belém e o estado do Pará ocupam posições centrais no mapa, refletindo o foco do evento na região amazônica.
Esta não é a primeira vez que o IBGE produz um mapa invertido sob a gestão de Márcio Pochmann. Em maio deste ano, o instituto lançou um mapa com o Brasil no centro. Na ocasião, Pochmann justificou a representação cartográfica como uma forma de evidenciar a posição do país.
O novo mapa-múndi invertido apresenta uma perspectiva diferente do planeta, com o Pará e Belém em destaque. A publicação gerou um debate imediato sobre a posição do Brasil no cenário geopolítico mundial, considerando o crescente protagonismo do Sul Global.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Adicionalmente, o IBGE planeja realizar uma conferência em Salvador, em dezembro, com foco em dados produtores e usuários. O brinde para os participantes será um mapa-múndi invertido, com a Bahia em destaque. O IBGE busca promover o debate sobre a posição do Brasil no contexto global, utilizando ferramentas visuais para ilustrar a relevância da região amazônica.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!