IBGE divulga queda histórica no desemprego do Brasil em 2025. Taxa cai para 5,1% na Pnad Contínua, menor patamar anual desde 2012.
A taxa média de desemprego no Brasil atingiu 5,1% no quarto trimestre de 2025, um marco histórico na série da Pnad Contínua, iniciada em 2012. Essa queda representa o menor patamar anual registrado até o momento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os dados oficiais foram apresentados nesta sexta-feira, 30 de janeiro de 2026, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A divulgação faz parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, uma ferramenta fundamental para o acompanhamento do mercado de trabalho brasileiro.
Em comparação, a taxa de desemprego em 2024 havia sido de 6,2%. O desempenho positivo observado em 2025 reflete o crescimento da economia e a consequente expansão do mercado de trabalho, com um aumento no número de pessoas empregadas e uma diminuição no número de indivíduos em busca de emprego.
A análise dos dados da Pnad Contínua oferece um panorama importante sobre a situação do emprego no Brasil, permitindo o acompanhamento das tendências e a identificação de desafios e oportunidades para o futuro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!