IA: Crescimento Rápido no Uso, Mas Notícias Ainda com Poucos Usuários

64% da população já testou IA generativa, mas apenas 6% a utiliza com frequência para se manter informado. Leia agora no Poder360.

16/10/2025 7:13

2 min de leitura

IA: Crescimento Rápido no Uso, Mas Notícias Ainda com Poucos Usuários
(Imagem de reprodução da internet).

Aceleração no Uso de Ferramentas de IA Generativa

O uso de ferramentas de inteligência artificial (IA) generativa está em rápida expansão. Em um ano, o percentual de pessoas que já utilizaram modelos de IA aumentou de 40% para 61%. Paralelamente, o número de indivíduos que usam essas ferramentas semanalmente subiu de 18% para 34% no mesmo período.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mudança no Perfil de Uso da IA

Um estudo do Reuters Institute, divulgado em 7 de outubro de 2025 (PDF – 5 MB), realizado com 12.565 pessoas em seis países (Argentina, Dinamarca, Estados Unidos, França, Japão e Reino Unido), revelou uma mudança significativa no uso das ferramentas de IA. O percentual de usuários que buscam informações em geral subiu de 11% para 24% em um ano, ultrapassando o percentual de 21% que utiliza essas ferramentas para criação de mídia (imagens, texto, vídeo e áudio) ou de código de programação.

Foco em Notícias Recentes

Dentro desse grupo que busca informações, 6% utilizam a IA para obter notícias. Esse número dobrou em um ano, impulsionado principalmente pelo Japão e Argentina. No entanto, os percentuais permaneceram relativamente estáveis nos demais países.

Desafios e Tendências

A pequena dimensão desse grupo de usuários se deve, em grande parte, às limitações das próprias ferramentas. Mesmo os modelos mais avançados ainda apresentam um volume considerável de “alucinações” – respostas sem sentido – em relação a fatos recentes ou específicos. Contudo, a tendência é de que as ferramentas se tornem cada vez mais precisas e com menor índice de erro.

Impacto no Jornalismo

A busca por eventos mais recentes é a principal tarefa solicitada aos 6% que utilizam a IA para notícias. Essa constatação representa um desafio para as empresas de jornalismo, que já enfrentam os efeitos da apropriação de conteúdos por ferramentas de IA, com consequente redução no tráfego e receita proveniente dos acessos a seus sites.

Leia também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Potencial para o Jornalismo

Apesar dos desafios, a pesquisa também aponta um caminho para que empresas de jornalismo incorporem ferramentas de IA, valorizando os conteúdos que produzem. Muitas das tarefas listadas demonstram o interesse das pessoas em interagir e explorar as notícias além da simples informação publicada, como fazer perguntas complementares, resumir o que leram, pedir para tornar o texto mais compreensível ou transformar o texto em outros formatos de mídia.

Desafios Futuros

A questão que permanece é se as empresas de mídia serão capazes de fornecer ferramentas especializadas em realizar essas tarefas de forma mais eficiente do que as grandes empresas de tecnologia. A velocidade de adesão aos modelos de IA disponíveis no mercado indica que elas estão em desvantagem nessa disputa.

Autor(a):