Humanos controlavam fogo há 400 mil anos: descoberta revolucionária na Inglaterra

Equipe britânica revela: humanos controlavam fogo há 400 mil anos! Descoberta em Barnham, Suffolk, muda história da humanidade

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Descoberta Revolucionária: Fogo Criado por Humanos Há 400 Mil Anos

Uma equipe de arqueólogos fez uma descoberta notável no leste da Inglaterra, revelando evidências de que os humanos criaram e controlaram o fogo há 400 mil anos. O achado, realizado em Barnham, Suffolk, representa um ponto de virada significativo na história da humanidade, conforme apontam os pesquisadores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A análise de uma área de terra cozida que formava uma lareira, juntamente com machados de sílex quebrados pelo calor e dois fragmentos de pirita – um mineral usado para criar faíscas – indicam que os primeiros humanos, provavelmente Neandertais, eram capazes de fazer e manter fogueiras.

Evidências do Fogo

A descoberta é 350 mil anos mais antiga que a evidência anterior conhecida de produção de fogo no registro arqueológico, que era encontrada em um sítio no norte da França. O estudo publicado nesta quarta-feira (10) na revista científica, destaca a importância do local de Barnham para a compreensão da evolução humana.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Análise do Sedimento

A equipe analisou o sedimento avermelhado de Barnham e determinou que suas propriedades químicas diferiam das esperadas em um incêndio natural. A assinatura dos hidrocarbonetos sugeria temperaturas mais altas da queima concentrada de madeira, em vez de uma queima em toda a paisagem.

A alteração mineral do sedimento também indicava queimas repetidas no mesmo local.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

O Papel da Pirita

No entanto, a prova definitiva foram os dois pedaços de pirita de ferro, às vezes chamada de “ouro dos tolos”, que podem ser usados para bater contra sílex, criando faíscas capazes de acender materiais como fungos secos. Como esse mineral não estava disponível no ambiente imediato, isso sugere que essas pessoas entendiam suas propriedades de fazer fogo e haviam procurado o mineral deliberadamente.

O Significado da Descoberta

John McNabb, professor de arqueologia paleolítica do Centro de Arqueologia das Origens Humanas da Universidade de Southampton, enfatizou que “O fogo traz muitos benefícios. Pode ser uma ferramenta de defesa. Pode ajudar a tornar sua comida mais nutritiva.

Pode prolongar o dia e tornar seu tempo de trabalho mais produtivo por mais tempo. O fogo pode ajudar a unir indivíduos em sociedades”.

Conclusão

A descoberta em Barnham lança luz sobre um momento crucial na história da humanidade, demonstrando que os primeiros humanos já possuíam a capacidade de controlar o fogo, um fator determinante para o desenvolvimento da civilização. A pesquisa continua a explorar outras áreas para identificar mais evidências desse período fundamental na evolução humana.

Sair da versão mobile