Hugo Motta garante que PF não será afetada por PL Antifacção. Diante de críticas, presidente da Câmara reafirma compromisso com combate ao crime organizado
Após controvérsias sobre as alterações propostas ao Projeto de Lei Antifacção, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), assegurou que as modificações sugeridas pelo relator, Guilherme Derrite, não comprometerão a atuação da Polícia Federal (PF) no combate ao crime organizado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A declaração foi feita em coletiva de imprensa, na terça-feira, 11, após a manifestação da PF, que alertou para possíveis restrições ao papel da corporação.
Motta enfatizou que a Câmara não permitirá que discussões internas afetem a soberania nacional e o poder da PF. Ele reforçou o compromisso com o combate ao crime organizado, comunicando ao ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, e às lideranças do governo na Câmara.
A Polícia Federal teme que as mudanças no relatório possam limitar sua atuação.
O presidente da Câmara destacou a importância do diálogo para solucionar os problemas de segurança pública, citando a megaoperação contra o Comando Vermelho (CV) no Rio de Janeiro, em outubro, que resultou em 121 mortes. Ele ressaltou a urgência do tema e a necessidade de construir convergência entre os diferentes setores da Casa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Motta informou que a votação do PL antifacção poderá ocorrer na próxima quarta-feira, 12 de novembro. Ele espera concluir o diálogo com as lideranças da Câmara e, se possível, realizar a votação naquele dia. A decisão segue uma reunião entre parlamentares, motivada pela falta de consenso sobre o conteúdo do relatório.
Há divergências entre diferentes setores da Casa, incluindo posições contrárias à versão atual do texto.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!