Em uma sessão que se estendeu até a madrugada desta quarta-feira (10 de dezembro), o presidente da Câmara dos Deputados, representante do Partido Republicano do Brasil (PRB), direcionou críticas ao Partido dos Trabalhistas (PT) após um discurso do deputado do Rio de Janeiro, líder do partido.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O debate centralizou-se na proposição do PL da Dosimetria, que substitui o PL da Anistia, e suas implicações para a redução de penas de condenados por atos de vandalismo aos Três Poderes no 8 de Janeiro. A discussão também envolveu a situação do ex-presidente do Partido Liberal (PL).
Conflito e Referências Históricas
Lindbergh afirmou que Motta estava “cometendo um crime” ao propor a votação do PL da Dosimetria. Ele ressaltou o tempo histórico dedicado à julgamento e condenação de generais golpistas e fez referência a Ulysses Guimarães, mencionando um filme sobre Rubens Paiva.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O presidente Hugo Motta respondeu à menção de Lindbergh, destacando o respeito aos oradores e criticando o uso de referências históricas por parte do Partido dos Trabalhistas, especialmente considerando que o partido votou contra a Constituição de 1988.
Relações Estressadas e Protestsos
As relações entre Lindbergh e Motta ficaram estremecidas. Em novembro, Motta declarou sua intenção de romper relações com o deputado Lindbergh Farias. A situação se agravou com protestos no plenário, como o ocupado pela deputada do Psol-RJ, em oposição à decisão de Motta de pautar para a votação de sua possível cassação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
O tumulto resultou na utilização de um “mata-leão” e na atuação do Depol para imobilizar o deputado.
Aprovação do PL e Conclusão da Sessão
Após três horas de discussão, a Câmara aprovou o PL da Dosimetria, que segue para análise no Senado. A votação foi concluída às 2h30 da madrugada desta quarta-feira (10 de dezembro). O projeto, que visa reduzir as penas dos condenados pelos atos de vandalismo aos Três Poderes no 8 de Janeiro, representa um marco importante na agenda legislativa.
