Hugo Motta anunciou proposta que modifica capítulo da Bancada Negra, focada na representação de parlamentares negros durante culto religioso na Casa.
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou na quarta-feira (22) que apresentará um requerimento de urgência para a criação da Bancada Cristã. O projeto de resolução, que visa garantir voz e voto aos parlamentares com fé cristã nas reuniões do colégio de líderes, será discutido em sessão nesta tarde.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As declarações de Motta ocorreram durante um culto religioso na Câmara. Ele recebeu, segundo informou, um requerimento de urgência do presidente da Frente Parlamentar Evangélica, Gilberto Nascimento (PSD-SP), e do presidente da Frente Parlamentar Católica, Luiz Gastão (PSD-CE), buscando acelerar a tramitação do projeto.
A proposta modifica o capítulo que originou a Bancada Negra, criada para garantir representação aos parlamentares negros com direito a voz e voto nas reuniões de líderes. A nova bancada será composta por parlamentares que professam a fé cristã, com um cargo de coordenação-geral e três vice-coordenadorias.
O projeto prevê que a Bancada Cristã participe das reuniões convocadas pelo presidente da Câmara, com direito a voz e voto. Além disso, os parlamentares terão direito a utilizar a palavra no plenário, durante o período destinado às comunicações de liderança, por cinco minutos semanalmente.
A criação da bancada não implica em custos adicionais para a Câmara. A justificativa, baseada em dados do IBGE, ressalta que o Brasil é uma nação de maioria cristã. Os parlamentares defendem que essa realidade deve refletir-se na representação política e no espaço democrático da Câmara Federal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os autores da proposta destacam o direito constitucional à liberdade religiosa e argumentam que a Bancada Cristã reforça o direito dos parlamentares de se organizarem para promover o debate público à luz de seus valores e convicções, garantindo maior articulação e visibilidade às pautas que defendem a família, a vida, a justiça social e a liberdade de expressão da fé.
A formalização da Bancada Cristã é vista como um movimento integrador, buscando dar voz a milhões de brasileiros que desejam ver representados, no Parlamento, seus princípios éticos e espirituais. A criação da bancada representa, segundo seus defensores, o fortalecimento da democracia, na medida em que amplia os instrumentos de participação e organização parlamentar.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!