Mortes Ascendem para 159 em Incêndio em Hong Kong
O número de vítimas fatais no devastador incêndio que destruiu sete torres residenciais em Hong Kong, ocorrido em 26 de novembro, aumentou para 159, conforme anúncio da polícia em 3 de dezembro de 2025. Até o momento, 140 corpos foram identificados, com 91 mulheres e 49 homens, de acordo com as autoridades locais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A faixa etária das vítimas variou entre um ano de idade e 97 anos.
Investigação Judicial Sobre o Incêndio
O chefe do Executivo de Hong Kong, , mobilizou uma investigação judicial liderada por um juiz para apurar as causas do incêndio no complexo residencial Wang Fuk Court, onde residiam mais de 4.000 pessoas. A investigação se concentra no complexo, que abriga um grande número de moradores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Suspeita de Homicídio Culposo
As autoridades da região administrativa especial chinesa investigam a possível ocorrência de homicídio culposo. A investigação busca determinar as responsabilidades pela ocorrência do incêndio.
Materiais Inadequados e Falta de Fiscalização
A propagação rápida das chamas foi atribuída ao uso de materiais inadequados nas obras de renovação do conjunto habitacional. Telas plásticas e espuma isolante, que não atendiam aos padrões exigidos, foram instaladas em áreas de difícil acesso, dificultando a fiscalização e contribuindo para o avanço do fogo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Alertas Previamente Emitidos
Moradores do complexo residencial já haviam levantado preocupações sobre riscos de incêndio relacionados à reforma do condomínio em 2024. A Secretaria do Trabalho classificou o risco como “relativamente baixo” na época.
Testes Revelam Falhas nos Materiais
Testes recentes identificaram que amostras das telas usadas no andaime de bambu não cumpriram as normas de resistência ao fogo, agravando a situação.
Realocação de Moradores e Impacto Animal
Cerca de 1.500 moradores foram realocados para moradias temporárias. Adicionalmente, 945 pessoas estão hospedadas em albergues juvenis e hotéis. A Sociedade Protetora dos Animais informou que mais de 60 animais perderam suas vidas no incêndio, incluindo 34 gatos, 12 cães e 7 tartarugas.
Mais de 200 animais foram resgatados.
