Logo Alerta Jornal
Logo Alerta Jornal
  • Home
  • Tendências
  • Finanças
  • Internacional
  • Brasil
  • Cultura
  • Política
  • Economia
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Alerta Jornal - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. História
  3. Holocausto: 81 anos após libertação de Auschwitz e homenagens no Brasil

Holocausto: 81 anos após libertação de Auschwitz e homenagens no Brasil

Alemães nazistas assassinaram 1,1 milhão de pessoas em Auschwitz, que completa 81 anos como Dia Internacional do Holocausto. A data de libertação em 27 de janeiro de 1945 marca o fim da Segunda Guerra Mundial na Europa

Por: redacao

25/01/2026 6:11

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A data da libertação do campo de concentração de Auschwitz completa 81 anos na terça-feira, 27 de janeiro de 2026. Essa data se tornou reconhecida como o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, após a resolução da Assembleia Geral da ONU, em 1º de novembro de 2005.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Auschwitz foi o principal campo de concentração da Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Estima-se que aproximadamente 1,1 milhão de pessoas, incluindo judeus, ciganos, prisioneiros políticos e outros grupos considerados “indesejáveis” pelo regime nazista, foram assassinados no complexo localizado na cidade polonesa de Oswiecim.

O Exército Vermelho, da União Soviética, libertou Auschwitz em 27 de janeiro de 1945. Cerca de 7.000 prisioneiros foram liberados naquele dia, em um momento em que a Segunda Guerra Mundial na Europa já se encaminhava para o fim.

Adolf Hitler (1889-1945), considerado o “arquiteto do Holocausto”, cometeu suicídio em Berlim, quase três meses após a libertação do campo, em 30 de abril de 1945.

Em São Paulo, um evento comemorativo será realizado neste domingo (25 de janeiro) em memória das vítimas do Holocausto. O evento, que terá início às 18h, será realizado na Sinagoga da Congregação Israelita Paulista, localizada na rua Antônio Carlos, nº 653, na região da avenida Paulista.

Leia também:

Louis Gerstner Jr. falece aos 83 anos: legado na IBM e atuação filantrópica

Louis Gerstner Jr. falece aos 83 anos: legado na IBM e atuação filantrópica

Lula alerta para intervenção militar na Venezuela e critica regimes autocráticos no Mercosul

Lula alerta para intervenção militar na Venezuela e critica regimes autocráticos no Mercosul

Setembro Negro: Terror na Vila Olímpica de Munique e Resgate da Lufthansa

Setembro Negro: Terror na Vila Olímpica de Munique e Resgate da Lufthansa

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O governador de São Paulo, (Republicanos), participará do evento.

A Congregação Israelita Paulista destaca que o ato “reafirma a importância da memória como ferramenta essencial para combater o ódio, o antissemitismo e toda forma de intolerância”. O evento também é organizado por (Confederação Israelita do Brasil), (Federação Israelita do Estado de São Paulo) e StandWithUs Brasil.

Uma pesquisa realizada na quinta-feira (22 de janeiro) revelou que 59,3% dos brasileiros afirmaram ter algum conhecimento sobre o Holocausto. O levantamento, conduzido pelo Instituto Ispo nos meses de abril, setembro e outubro de 2025, envolveu 7.762 entrevistas presenciais em 11 regiões metropolitanas do Brasil.

O estudo foi encomendado por Conib, Memorial do Holocausto de São Paulo, Museu do Holocausto de Curitiba e StandWithUs Brasil. Segundo a avaliação de, diretor da Conib, os resultados indicam que ainda é preciso avançar sobre o tema no Brasil. “É preciso fortalecer a atuação junto aos sistemas de ensino, às universidades, às instituições culturais e, especialmente, aos meios de comunicação”, afirmou no dia em que a pesquisa foi divulgada.

No Brasil, as vítimas do Holocausto são homenageadas em 16 de abril, Dia Nacional da Lembrança do Holocausto. O presidente (PT) sancionou a lei que instituiu a data em 29 de julho de 2024.

O dia escolhido para a celebração lembra a data da morte do diplomata brasileiro (1876-1954), que atuou para salvar pessoas ameaçadas pelos nazistas. Segundo o Museu do Holocausto em Curitiba, Dantas concedeu centenas de vistos aos refugiados judeus, mesmo com orientação oficial contrária.

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
AuschwitzHolocaustoMuseu Do HolocaustoVítimas Do Holocausto
Foto do redacao

Autor(a):

redacao

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.

Imagem do post

Notícias

BBC Seleciona 16 Destinos Imperdíveis para Viagens em 2026

25/01/2026 3:08 | 2 min de leitura

● Volatilidade nos Mercados: Ouro Dispara, Dólar Cai e Incertidão Geopolítica Ameaça

25/01/2026 3:34 | 2 min de leitura

● Idosos: Direitos e Benefícios em 2026 – Guia Completo!

25/01/2026 4:13 | 3 min de leitura

● Billboard revela as 100 maiores artistas femininas do século XXI em novo ranking

25/01/2026 5:05 | 2 min de leitura

● INSS: Como Fazer Prova de Vida em 2026 e Alerta Contra Golpes!

25/01/2026 5:32 | 2 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!