Hilton aciona AGU contra desinformação sobre Lula; alega crimes e transfobia. Deputada investiga perfis com conteúdo falso sobre o presidente.
A deputada federal Hilton (Psol-SP) comunicou, por meio de suas redes sociais na segunda-feira (19 de janeiro de 2026), que acionou a Advocacia-Geral da União (AGU) para solicitar uma investigação sobre perfis que publicaram informações falsas sobre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo a congressista, as publicações alegavam que o petista utilizara o pronome “ele” em referência a ela. Hilton ressaltou que as publicações empregam trechos descontextualizados para vincular seu nome a uma fala que não estava relacionada à sua presença no evento.
A deputada afirmou que não participou do evento mencionado nas postagens, e que Lula se dirigia à deputada estadual Elika Takimoto (PT-RJ) durante um discurso sobre os riscos do uso de inteligência artificial na produção de imagens pornográficas sem consentimento, ocorrido na 6ª feira (16 de janeiro) na Casa da Moeda, no Rio de Janeiro.
“Eu sequer estava no evento, e Lula se dirigia explicitamente à deputada Elika Takimoto”, declarou.
Hilton informou que identificou pelo menos 90 publicações com a informação falsa, acompanhadas de milhares de compartilhamentos. Ela adverte que os responsáveis podem responder judicialmente. A deputada considera que a prática pode configurar crimes como calúnia, difamação, transfobia, violência política de gênero e possíveis infrações eleitorais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Não é polêmica, é crime”, afirmou.
Hilton detalhou que o caso teve início com a circulação de um trecho do discurso de Lula, que alertava sobre o uso de inteligência artificial para a criação de imagens falsas, e mencionava uma “Erika” presente na plateia, em referência a Takimoto, que é mulher cisgênero.
Dois dias depois, perfis associados a políticos da direita, como (PL-SP) e (PL-MG), começaram a associar a fala a Erika Hilton, sustentando que Lula teria praticado transfobia.
Além da ação à AGU, Hilton solicita a investigação de possível articulação entre os responsáveis pela disseminação do conteúdo, a remoção das postagens pelas plataformas digitais, a retratação pública das informações falsas e a comunicação do caso à Secretaria de Comunicação Social da Presidência.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!