Henrique Marques conquista ouro inédito no Mundial de Taekwondo

Atleta brasileiro conquista ouro histórico no país nesta segunda-feira (27).

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O Brasil alcançou um feito notável no Mundial de Taekwondo, realizado em Wuxi, China. Após a confirmação do favoritismo de Maria Clara Pacheco, que liderava o ranking, foi Henrique Marques quem garantiu a inédita medalha de ouro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Henrique Marques conquista o ouro

Henrique Marques superou o atleta local, Qizhang Xiang, na decisão da categoria até 80kg, vencendo por dois rounds a zero nesta segunda-feira (27). Essa vitória marca o primeiro título do país na competição.

Conquistas anteriores do Brasil no Taekwondo

Antes desta edição, o Brasil possuía apenas um ouro, conquistado por Natália Falavigna em 2005. O desempenho de Maria Clara Pacheco na sexta-feira (24) impulsionou a equipe brasileira a se destacar no Mundial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Comemoração do campeão

Após a vitória, Henrique Marques expressou sua felicidade e gratidão pelo sucesso, mencionando o esforço e a dedicação necessários para alcançar o título. Ele manifestou esperança em repetir a conquista nos Jogos Olímpicos de Los Angeles em 2028.

Superação e persistência

A conquista de Henrique Marques representa uma história de superação. Em 2023, aos 19 anos, o atleta enfrentou um diagnóstico de grave arritmia cardíaca, que quase o levou a se aposentar das lutas. Após a cirurgia, retornou aos treinos e demonstrou seu talento no taekwondo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

O atleta carioca de Itaboraí disputou cinco combates em Wuxi até chegar à decisão contra o representante da casa. A Confederação Brasileira de Taekwondo definiu Henrique Marques como o atleta a competir na competição, substituindo Maicon Siqueira.

Próximos desafios do Brasil

O Brasil continuará sua participação no Mundial de Taekwondo nesta terça-feira (28) em Wuxi, com João Vitor Diniz na categoria até 68kg e Milena Titoneli representando o País até 67kg. Ambos entram de bye e só lutam na segunda rodada, devido à sua posição entre os cabeças de chave.

Sair da versão mobile