Milo Hartmann fundou a marca “Austrália” após diagnóstico de câncer. A empresa, que começou com barrinhas caseiras, fatura R$ 40 milhões e expande para EUA, Austrália e Portugal
A história da Austrália é um exemplo inspirador de como uma necessidade pode se transformar em um negócio de sucesso. Tudo começou em 2010, com Milo Hartmann, um australiano que, aos 35 anos, recebeu o diagnóstico de câncer na boca após anos de hábitos alimentares desequilibrados.
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A situação o forçou a repensar sua rotina, e a alimentação se tornou o ponto de partida.
Sua esposa, Raquel, ajudou-o nesse processo, preparando barrinhas caseiras que se tornaram a única opção alimentar que ele conseguia tolerar no hospital. A partir dessas receitas improvisadas, nasceu a marca Hart’s Natural, que, com o tempo, ganhou popularidade entre amigos e, eventualmente, chamou a atenção de uma jornalista da Zero Hora, resultando em sua chegada às prateleiras do Zaffari.
O que começou como uma solução emergencial rapidamente se transformou em um negócio real. A Austrália, que hoje é reconhecida por sua qualidade de vida saudável, passou a contar com 55 funcionários, uma fábrica própria em Montenegro (RS) e uma produção média de 50 toneladas por mês.
A empresa distribui seus produtos nacionalmente e está presente em grandes varejistas.
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A marca passou por uma mudança de nome para “Austrália”, refletindo sua inspiração na Austrália, conhecida por sua cultura de vida ativa e alimentação de qualidade. A empresa opera cinco linhas de produtos: Granolas premium (com 12 sabores), Barrinhas de proteína vegana (com 20g de proteína vegetal), Snacks de nuts e chocolate, Barrinhas de frutas à base de tâmara e Barrinhas de cereal.
A Austrália cresceu a uma taxa média de 30% ao ano, com um faturamento de R$ 40 milhões previsto para o final de 2023. A empresa opera com um modelo “bootstrap”, construído apenas com capital próprio e reinvestimento do lucro desde 2010. A cunhada, Sabrina Hartmann, também é sócia desde o primeiro ano.
A marca já exportou para Peru, Uruguai e Estados Unidos antes da pandemia, e abriu um escritório em São Francisco, mas os planos foram interrompidos pela Covid-19. A empresa pretende retomar a estratégia de internacionalização, com foco nos Estados Unidos (1º semestre de 2026), Austrália e Portugal (2026).
Com a mudança de marca e a expansão internacional, a Austrália vive sua melhor fase desde 2010. O fundador, Milo Hartmann, expressa o desejo de que seus produtos ajudem outras pessoas a adotarem hábitos alimentares mais saudáveis, especialmente diante da “epidemia de má alimentação” nas escolas.
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