Hamas libera reféns israelenses vivos em operação coordenada com Gaza

Israel liberará aproximadamente 2 mil palestinos detidos como parte do acordo de cessar-fogo, em operação realizada na madrugada de segunda-feira (13).

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O Hamas anunciou nesta segunda-feira (13) a libertação dos últimos 20 reféns israelenses vivos. A informação foi divulgada pela imprensa de Israel, que citou um funcionário de alto escalão do governo. O retorno ocorreu após um ataque surpresa do grupo em 7 de outubro de 2023, que desencadeou o conflito em Gaza.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Inicialmente, um grupo de sete reféns vivos foi anunciado. Posteriormente, os 13 restantes foram entregues à Cruz Vermelha e estão sob os cuidados do Exército. Os 20 reféns libertados foram sequestrados no ataque de outubro de 2023.

Em Tel Aviv, milhares de pessoas se reuniram na Praça dos Reféns, rebatizada, para celebrar o retorno. “É um dia lindo, que aguardávamos há dois anos, apesar da tristeza por aqueles que não voltam e pelos quase 2.000 mortos da guerra”, declarou Ronny Edry, professor de 54 anos, à AFP.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A libertação ocorreu antes da Cúpula sobre Gaza, que acontecerá em Sharm el-Sheikh, com a presença do presidente americano Donald Trump. O cessar-fogo temporário entre Israel e Hamas contempla a troca dos reféns vivos – 20 e 28 mortos – por palestinos detidos em prisões israelenses.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, recebeu o presidente dos Estados Unidos na pista do aeroporto de Tel Aviv. A lista dos 20 reféns vivos libertados em 13 de outubro de 2025 é: Primeira fileira, da esquerda para a direita: Elkana Bohbot, Matan Angrest, Avinatan Or, Yosef-Haim Ohana, Alon Ohel. Segunda fileira, da esquerda para a direita: Evyatar David, Guy Gilboa-Dalal, Rom Braslavski, Gali Berman, Ziv Berman. Terceira fileira, da esquerda para a direita: Eitan Mor, Segev Kalfon, Nimrod Cohen, Maxim Herkin, Eitan Horn. Última fileira, da esquerda para a direita: Matan Zangauker, Bar Kupershtein, David Cunio, Ariel Cunio, Omri Miran.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Sair da versão mobile