Logo Alerta Jornal
Logo Alerta Jornal
  • Home
  • Tendências
  • Finanças
  • Internacional
  • Brasil
  • Cultura
  • Política
  • Economia
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Alerta Jornal - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Mais
  3. Haddad defende consenso em MP do IOF com revisão de programas sociais

Haddad defende consenso em MP do IOF com revisão de programas sociais

Ministro da Fazenda anuncia consenso para revisão de cadastros de programas sociais e compensações tributárias.

Por: redacao

15/10/2025 11:53

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Reforma na MP do IOF: Governo Busca Votar Temas “Incontroversos” no Congresso

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou que o governo Luiz Inácio Lula da Silva buscará aprovar no Congresso os pontos da Medida Provisória (MP) do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) considerados “incontroversos”. A estratégia do governo, após a rejeição da proposta na Câmara, envolverá a apresentação de projetos de lei. Haddad fez o anúncio após uma reunião com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), na Residência Oficial do Senado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O ministro destacou que uma parcela significativa da MP 1.303, que tratava do controle de cadastro e disciplinamento de compensação tributária, não apresentava emendas. “Não tinha emenda sobre isso”, afirmou Haddad. A MP visava, principalmente, garantir que a empresa pudesse abater impostos já pagos em dívidas tributárias, um processo conhecido como compensação. A medida provisória buscava tornar mais rígidos os critérios para essa compensação.

O governo avalia que algumas empresas abusavam da compensação tributária, com créditos que se baseavam em documentos de arrecadação inexistentes ou em benefícios inaplicáveis. As situações envolviam, em dois casos: a empresa possuindo a compensação, mas sem identificação do pagamento via Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf); ou a utilização de créditos do Programa de Integração Social/Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (PIS-Cofins) de uma atividade sem relação com a área de atuação da empresa, como uma indústria que não é do ramo alimentício utilizando crédito presumido do leite.

A medida provisória acelerava a cobrança da Receita Federal, buscando evitar que as empresas postergassem o pagamento de tributos. Com a rejeição da MP, o abatimento se tornou automático, cabendo ao Fisco verificar o direito da empresa à compensação. O governo propõe que o abatimento continue automático, mas com a exigência de que os requerimentos apresentem inconsistências, com o selo de “não declarado” para a empresa esclarecer os pontos de conflito. A companhia que entender ter o direito deverá fazer uma solicitação formal ao Fisco, que será analisada internamente. Essa regra se aplica apenas aos pedidos iniciados a partir da publicação da MP.

Despesas Primárias, Pé-de-Meia, Seguro-Defeso e Comprev

A MP do IOF também previa a redução de despesas primárias, incluindo o programa Pé-de-Meia, o seguro-defeso e as concessões de benefícios da Previdência Social. A Medida Provisória alterava as regras do Atestmed, que é o pedido de benefício previdenciário por análise documental. O benefício concedido via análise documental só poderia durar por 30 dias. Os pedidos que tenham mais de 30 dias de prazo estariam sujeitos à realização de perícia presencial ou com o uso de telemedicina.

Leia também:

Governo Federal Aumenta Seguro-Desemprego para 2026: Veja os Novos Valores!

Governo Federal Aumenta Seguro-Desemprego para 2026: Veja os Novos Valores!

Seguro-Desemprego 2026: Novo Valor Revelado com Teto de R$ 2.518,65

Seguro-Desemprego 2026: Novo Valor Revelado com Teto de R$ 2.518,65

INSS: Idosos Receberão Novas Datas de Pagamento em 2026 com Aumento de 3,90%

INSS: Idosos Receberão Novas Datas de Pagamento em 2026 com Aumento de 3,90%

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O governo federal quer alterar as regras para o pagamento do benefício pago a pescadores artesanais durante o período de defeso – quando a pesca é proibida para preservação das espécies. A concessão do benefício passará a depender de homologação do registro do pescador pela prefeitura. O ministro da Fazenda disse que há 1,9 milhão de requerimentos sendo processados para auxílio para pescadores artesanais. Afirmou que o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) contabiliza 300 mil pescadores.

A Medida Provisória mudava a Comprev (Compensação Previdenciária) entre os RGPS (Regime Geral de Previdência Social) e o regime previdenciário para funcionários públicos da União, dos Estados e dos municípios. Valia para o trabalhador que migrou da iniciativa privada para o setor público. A proposta buscava restringir financeiramente a despesa de acordo com a data de publicação da lei orçamentária anual.

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
programas sociais
Foto do redacao

Autor(a):

redacao

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.

Imagem do post

Pop

Henri Castelli Sofre Crises Convulsivas no BBB 26 e Preocupação

14/01/2026 15:44 | 1 min de leitura

● Gabriel Menino chega ao Santos: reforço para o Peixe na temporada 2026!

14/01/2026 15:54 | 1 min de leitura

● Aposentadoria Especial por Insalubridade: Guia Completo para 2026 e Direitos do Trabalhador

14/01/2026 15:32 | 2 min de leitura

● Henri Castelli Vive Nova Crise e Assusta Participantes no BBB

14/01/2026 15:35 | 1 min de leitura

● Vestibular 2026: Temas Relevantes e Estratégias para Redação de Sucesso

14/01/2026 14:38 | 2 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!