Secretário de Segurança de SP Anuncia Saída para a Câmara
O secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Guilherme Derrite (Progressistas-SP), anunciou sua saída do cargo para o dia 1º de dezembro de 2025. A decisão o levará a retornar ao seu mandato na Câmara dos Deputados. O processo de licenciamento já havia sido iniciado em novembro, quando Derrite se afastou temporariamente da secretaria para reassumir a relatoria do projeto de lei anti-facção, que será discutido pelo Senado em breve.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A mudança ocorre após um período de atuação estratégica à frente da pasta, conforme avaliado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Avaliação Positiva do Desempenho
De acordo com informações obtidas pela reportagem, o governador Tarcísio de Freitas reconheceu o desempenho positivo de Guilherme Derrite à frente da secretaria e na liderança da relatoria do projeto anti-facção. Essa avaliação foi determinante para a concordância com a exoneração, que permitirá a continuidade de Derrite em outra esfera política.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A decisão representa um reconhecimento da influência do secretário nos últimos anos.
Indicação de Novos Secretários
Guilherme Derrite indicou ao governador Tarcísio de Freitas os nomes de Osvaldo Nico Gonçalves, atual secretário executivo de segurança pública, e Marcello Streifinger, atual secretário de administração penitenciária, para assumirem os cargos de secretários de estado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
A escolha final, no entanto, permanece com o governador Tarcísio de Freitas.
Retorno Estratégico para 2026
A saída de Guilherme Derrite será formalizada em uma cerimônia da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), um batalhão de elite da Polícia Militar de São Paulo, no dia 1º de dezembro, marcando três anos do convite do governador. A volta de Derrite à Câmara dos Deputados é vista como estratégica, com o objetivo de acompanhar temas relevantes no Congresso Nacional, incluindo a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança e possíveis emendas constitucionais.
Além disso, o secretário tem como mira uma candidatura a senador nas eleições de 2026.
