Candidatos teriam que pagar R$140 mil após aprovação, aponta investigação.
A Polícia Federal (PF) realizou na última segunda-feira (19) uma operação em Juiz de Fora (MG) que resultou na prisão de um grupo de oito pessoas, em desarticulação de um complexo esquema de fraude em concursos de residência médica.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Operação R1 investigou um amplo esquema de fraude em concursos nacionais, durante a fiscalização do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (ENAMED). A fraude envolvia a transmissão de respostas para candidatos através de equipamentos eletrônicos e o uso de indivíduos que assumiam a identidade de outros para realizar a prova.
Segundo as investigações, cada candidato arcaria com um valor de R$ 140 mil caso fosse aprovado. A operação recebeu o nome de R1, em referência à nomenclatura utilizada no primeiro ano de atuação do médico como residente, focando na aquisição de habilidades básicas.
Vinte e quatro agentes federais participaram da operação, que culminou com a prisão do grupo principal em um hotel em Juiz de Fora (MG). Três homens foram presos em flagrante, com equipamentos de transmissão que seriam utilizados na fraude.
Além dos indivíduos que atuavam como “colas”, foram presos outros cinco suspeitos, sendo quatro homens e uma mulher, também envolvidos na fraude. Um dos candidatos suspeitos foi alvo de busca e apreensão no Rio de Janeiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Após a coleta de depoimentos e a realização dos exames de corpo de delito, os detidos foram encaminhados ao sistema penitenciário, sob a supervisão da Justiça. Os suspeitos poderão ser responsabilizados pelos delitos de fraude em concursos de interesse público, organização criminosa e falsidade ideológica.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.