Groenlândia: Dinamarca, EUA e Ilha Formam Grupo para Discutir Futuro da Ilha

Dinamarca, EUA e Groenlândia criam grupo para discutir futuro da ilha. Desacordo com Trump sobre status da Groenlândia é alvo de negociações.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Groenlândia: Dinamarca, EUA e Ilha Formam Grupo de Trabalho para Discutir Futuro

Os Estados Unidos, a Dinamarca e a Groenlândia estabeleceram um grupo de trabalho de alto nível com o objetivo de investigar a possibilidade de encontrar um terreno comum em relação ao futuro da ilha. A iniciativa surge em meio a um “desacordo fundamental” com a administração Trump sobre o destino da Groenlândia, que possui status autônomo sob a Dinamarca, conforme declarado pelo ministro das Relações Exteriores dinamarquês, Lars Løkke Rasmussen, nesta quarta-feira (14).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Rasmussen relatou que ele e seu homólogo groenlandês tiveram uma “discussão franca, porém construtiva” com o secretário de Estado Marco Rubio e o vice-presidente JD Vance, durante o encontro da manhã. No entanto, as “perspectivas” dos representantes da administração Trump permaneceram distintas das da Dinamarca. “Decidimos tentar um diálogo de alto nível para avaliar se existem oportunidades de atender às preocupações do presidente, ao mesmo tempo em que respeitamos as posições da Dinamarca”, explicou o ministro.

As conversas se concentraram na garantia da segurança a longo prazo na Groenlândia. Rasmussen enfatizou que o presidente Trump apresentou sua visão sobre o assunto. A Dinamarca, por sua vez, mantém a crença de que a segurança a longo prazo pode ser assegurada dentro da estrutura existente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A questão do direito à autodeterminação do povo groenlandês foi considerada “totalmente inaceitável” pela Dinamarca.

“Portanto, ainda temos um desacordo fundamental, mas também concordamos em discordar, e, portanto, continuaremos a conversar”, afirmou Rasmussen. O grupo de trabalho de alto nível está previsto para se reunir pela primeira vez “dentro de algumas semanas”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Sair da versão mobile