O Grande Prêmio de Abu Dhabi será palco da decisão final do Campeonato Mundial de Fórmula 1, com Lando Norris e Oscar Piastri, da McLaren, buscando desafiar a hegemonia de Max Verstappen, da Red Bull, e impedir que o piloto holandês conquiste seu quinto título consecutivo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A corrida, a 31ª a ser decidida na última etapa do campeonato, acontecerá no circuito de Yas Marina, com 58 voltas de 5,2km.
Desafios na Luta pelo Título
Oscar Piastri, com 12 pontos de vantagem sobre Verstappen, precisa, no mínimo, terminar entre os três primeiros da corrida para garantir o título. A trajetória do piloto australiano, que parecia promissora após vitórias em abril na Arábia Saudita e outubro no México, viu-se 16 pontos atrás do líder.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A possibilidade de uma reviravolta, comum no automobilismo, aumenta a expectativa para a corrida final.
Títulos e Desempenho
Max Verstappen, que busca igualar o recorde de Michael Schumacher, subiu ao pódio 17 vezes nesta temporada, liderando o ranking de pilotos. Oscar Piastri também alcançou 15 pódios, enquanto a McLaren garantiu o décimo título de construtora, com um segundo consecutivo em Singapura, em outubro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Outras Equipes e Campeonato de Construtores
A Mercedes ocupa a segunda posição no Campeonato de Construtores, com uma vantagem de 33 pontos sobre a Red Bull. A Ferrari permanece em quarto lugar, sem chances de alcançar a Red Bull ou ser ultrapassada pela Williams, que ocupa a quinta posição.
A temporada de 2023 marcou 800 pontos, a segunda maior pontuação em uma única temporada, e a Red Bull se aproxima de quebrar o recorde de 860 pontos estabelecido em 2023.
Mudanças Regulatórias e Finalização da Era
Domingo marca o fim da era dos motores em uso desde 2014, que dominaram 10 dos 12 títulos de construtores. A Alpine, equipe da Renault, encerra sua trajetória com motores franceses, passando para os motores Mercedes em 2026. A Sauber, equipe suíça, se tornará a equipe oficial da Audi, enquanto a Honda se despede das Red Bull antes de iniciar uma nova parceria.
A Fórmula 1 também chega ao fim da era das 10 equipes participantes.
Transmissão e Horários da Corrida
A transmissão do Grande Prêmio de Abu Dhabi será realizada nos canais Band (TV aberta) e Bandsports (TV fechada). A corrida está programada para iniciar às 10h00, com treinos livres disponíveis na F1 TV e Bandsports. Os textos gerados por Inteligência Artificial na CNN Brasil são feitos com base em informações apuradas e checadas por jornalistas.
