Presidente causa polêmica ao afirmar que traficantes são “vítimas” do uso de drogas. Leia no Poder360.
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou nesta sexta-feira, 24 de outubro de 2025, que “não tolera o tráfico de drogas” e que “atua com rigor” contra organizações criminosas. A manifestação oficial foi publicada após a repercussão negativa de uma fala do petista, que mencionava que traficantes seriam “vítimas dos usuários” de drogas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A declaração foi feita a jornalistas em Jacarta, na Indonésia, ao comentar as ações do governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicano), no mar do Caribe, perto da Venezuela.
O Governo do Brasil não tolera o tráfico de drogas e atua com rigor e ações de inteligência, obtendo resultados históricos contra a espinha dorsal das organizações criminosas. O Planalto utilizou o restante do texto para citar e enaltecer ações do governo federal no combate ao crime organizado e ao tráfico de drogas.
Na nota, o governo menciona “a maior operação da história contra o crime organizado”, referência à Carbono Oculto, deflagrada em agosto e que identificou um esquema bilionário do PCC (Primeiro Comando da Capital) no setor de combustíveis. Com investimento em ações de inteligência, integração entre as diferentes forças de segurança, além da repressão à lavagem de dinheiro, o governo do Brasil está impondo perdas nunca vistas ao crime organizado.
A Polícia Federal deflagrou uma nova operação contra uma quadrilha sediada em Passo Fundo/RS, que atuava no tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro. Em 2024, a Polícia Federal retirou cerca de R$ 7 bilhões em bens dos criminosos, um valor que mais do que dobrou em relação ao ano anterior, representando um novo recorde histórico.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Polícia Rodoviária Federal apreendeu 850 toneladas de drogas nas rodovias federais, um recorde histórico que representa um crescimento significativo em relação a 2023.
Em dois anos, o Governo do Brasil praticamente dobrou o número de operações de combate ao crime organizado, que passaram de 1.875 em 2022 para 3.393 em 2024. Essas ações efetivas e resultados históricos contra as organizações criminosas reafirmam o compromisso do Governo do Brasil com a segurança das famílias do país.
O Governo do Brasil segue firme contra o crime organizado e do lado do povo brasileiro.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!