Renovação automática de CNH: programa entra em vigor em 9 de janeiro de 2026. Motoristas sem infrações em 12 meses se beneficiam. RNPC premia bom comportamento e simplifica renovação
A partir desta sexta-feira, 9 de janeiro de 2026, entra em vigor o programa de renovação automática de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) para motoristas que não possuem histórico de infrações de trânsito nos últimos 12 meses. A iniciativa, parte do Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), visa premiar o bom comportamento no trânsito e simplificar o processo de renovação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o diretor do Departamento de Regulação, Fiscalização e Gestão do Ministério dos Transportes, cerca de 371 mil condutores estão aptos a se beneficiar da renovação no primeiro mês de funcionamento do programa. Desses, 311 mil são condutores não profissionais e aproximadamente 60.000 são condutores profissionais.
O número de condutores elegíveis para a renovação é atualizado diariamente, conforme novas habilitações vencem.
Para ter direito à renovação automática, o condutor deve atender a três requisitos: não ter cometido nenhuma infração de trânsito nos últimos 12 meses; não possuir pontos na CNH nesse mesmo período; e estar cadastrado no RNPC. O cadastro no RNPC não é automático e deve ser realizado pelo motorista por meio do aplicativo CNH Brasil ou do site da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito).
Ao ser cadastrado e aprovado para o programa, o condutor receberá uma notificação informando sua elegibilidade e um selo de “bom condutor” na versão digital da CNH. A renovação automática representa uma economia de R$ 120 milhões para os motoristas brasileiros, considerando os custos de renovação do documento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa estimativa também será atualizada diariamente.
Após a adesão ao programa, o sistema da Senatran monitorará o histórico do condutor. Quando a validade da CNH expirar, a renovação será feita diretamente no sistema, sem a necessidade de exames presenciais, deslocamento ao Detran ou pagamento de taxas adicionais.
A atualização estará disponível na versão digital do documento. Caso o condutor opte pela versão física, poderá solicitar a via no Detran, mediante o pagamento de uma taxa de serviços.
A renovação automática faz parte de um pacote de medidas do governo federal para reformar o sistema de habilitação. Em dezembro de 2025, o presidente (PT) assinou uma resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) que obriga aulas em autoescolas e permite o uso de instrutores autônomos credenciados.
Além disso, foi editada uma medida provisória que reduziu o custo dos exames médicos, tornou opcional a emissão da CNH física e criou incentivos para motoristas sem histórico de infrações. Essas mudanças podem reduzir em até 80% o custo para obter a carteira de motorista e acelerar os processos de emissão e renovação.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!