Governo Lula busca agilizar venda de carros usados com processo digital. Inovação visa reduzir burocracia e aumentar segurança para compradores e vendedores.
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) planeja implementar mudanças significativas no processo de venda de veículos usados, com o objetivo de reduzir a burocracia e aumentar a segurança para compradores e vendedores. De acordo com o secretário executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, a transação entre particulares será lançada entre janeiro e fevereiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Santoro criticou o modelo atual, que exige a ida a cartórios, considerando-o “inacreditável e burocrático”. A proposta é que todo o processo seja realizado online, com o comprador efetuando o pagamento e o valor sendo liberado ao vendedor após a confirmação da transferência da documentação.
O secretário defende a utilização de tecnologias, como o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT) e o Senatran, para agilizar o processo. Ele argumenta que a insegurança inerente ao modelo tradicional, com cheques e assinaturas, pode ser eliminada.
A iniciativa visa uniformizar o procedimento em todo o país, buscando uma experiência mais eficiente para o usuário. Santoro ressalta que a pasta do transporte tem o papel de desburocratizar os processos, reduzir custos e otimizar o tempo do usuário com serviços governamentais.
O secretário enfatiza a importância dos projetos para a redução de custos e a inclusão social da população, defendendo o uso de tecnologias para modernizar os serviços. Ele cita a auto vistoria, utilizada por seguradoras, como exemplo de prática aceita, questionando a resistência dos Detrans em adotá-la.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!