O programa federal “Gás do Povo” entra em sua segunda fase de implementação nesta segunda-feira, 26 de janeiro de 2026. Com essa expansão, cerca de 950 mil novas famílias poderão acessar o benefício, recebendo recargas gratuitas de botijões de 13kg de GLP em mais de 10 mil revendas credenciadas, abrangendo mais de 17 capitais brasileiras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O objetivo principal é auxiliar famílias de baixa renda, direcionando recursos que seriam destinados à compra de gás para outras necessidades básicas, como alimentação.
As 17 capitais que iniciam a oferta do benefício são: Aracaju (SE), Boa Vista (RR), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), João Pessoa (PB), Macapá (AP), Maceió (AL), Manaus (AM), Palmas (TO), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), São Luís (MA) e Vitória (ES).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O “Gás do Povo” é destinado exclusivamente à recarga de botijões de GLP. Para ter direito ao benefício, a família deve ser beneficiária do Bolsa Família, possuir uma renda per capita de até meio salário-mínimo e manter o Cadastro Único (CadÚnico) atualizado.
Além disso, o programa contribui para a segurança energética, diminuindo o uso de fontes alternativas como lenha e carvão, que podem causar problemas de saúde e riscos de queimaduras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Os beneficiários podem acessar o vale através do aplicativo “Meu Social – Gás do Povo”, onde é possível verificar a elegibilidade, a situação do cadastro e os locais de retirada dos botijões. Outras opções incluem o Cartão do Programa e o cartão de débito da Caixa, informando o CPF do responsável familiar nas revendas credenciadas.
Em dezembro de 2025, o programa já havia beneficiado mais de 1 milhão de famílias. A previsão é que, até março de 2026, 15 milhões de famílias em todo o Brasil sejam atendidas. O “Gás do Povo” é uma iniciativa do governo para combater a pobreza energética, promovendo dignidade, saúde e segurança alimentar para as famílias brasileiras.
Para mais detalhes e suporte, os interessados podem consultar os seguintes canais: Aplicativo “Meu Social – Gás do Povo”, Portal Cidadão Caixa, Central Telefônica da Caixa (0800 726 0207) e o Disque Social 121 (MDS).

