Governo federal nomeia 150 profissionais para ANSN e CNEN em concurso – Oficial

Governo federal oficializa nomeação de 150 candidatos aprovados em concurso para ANSN e CNEN. Autoridade Nacional de Segurança Nuclear e CNEN ganham reforço.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Nomeação de Candidatos Aprovados em Concurso para ANSN e CNEN

O governo federal oficializou, por meio de portaria publicada na segunda-feira, 15 de dezembro de 2025, no Diário Oficial da União, a nomeação de 150 candidatos aprovados em concurso público para as instituições ANSN (Autoridade Nacional de Segurança Nuclear) e CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A medida representa um reforço nas equipes dessas importantes entidades governamentais.

Vagas na ANSN

Para a ANSN, a nomeação contempla 50 vagas para cargos de pesquisador e tecnologista, ambos de nível superior. Adicionalmente, há 50 vagas para o cargo de técnico de nível intermediário, totalizando a demanda de 50 profissionais para a área.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vagas na CNEN

A CNEN receberá 100 novos funcionários, incluindo três cargos de nível superior: analista em ciência e tecnologia, pesquisador e tecnologista. Além disso, há uma vaga para o cargo de técnico de nível intermediário.

Condições para a Nomeação

A nomeação dos novos servidores está condicionada à existência de vagas disponíveis no momento da nomeação e à adequação orçamentária e financeira para a ANSN e CNEN. A portaria visa garantir o cumprimento das normas de gestão de pessoas e responsabilidade fiscal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Objetivos da Nomeação

Com a autorização, a Autoridade Nacional de Segurança Nuclear pretende fortalecer suas ações de fiscalização e regulamentação no setor nuclear, promovendo maior segurança nas instalações e operações nucleares. A Comissão Nacional de Energia Nuclear ampliará sua capacidade técnica para atender às crescentes demandas de pesquisa e desenvolvimento no campo nuclear, com foco em inovação e segurança energética, além de consolidar seu papel de regulação e fiscalização da área.

Estratégia Governamental

A medida faz parte da estratégia do governo federal de fortalecer instituições essenciais para a gestão da segurança nuclear e do desenvolvimento de energias sustentáveis, valorizando o ingresso por meio de concurso público e assegurando o cumprimento rigoroso dos parâmetros legais de gestão de pessoas e responsabilidade fiscal.

Sair da versão mobile