Iniciativa Federal Visa Apoiar Controle do Desmatamento na Amazônia
Em 7 de fevereiro de 2026, iniciou-se o processo de inscrições para selecionar organizações que auxiliarão no controle do desmatamento na região amazônica. A iniciativa faz parte do programa “União com Municípios pela Redução do Desmatamento e Incêndios Florestais na Amazônia”, promovido pelo governo federal, e está voltada para 48 municípios prioritários que aderiram à iniciativa em 2024.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Financiamento e Benefícios
O projeto é financiado com R$ 131,9 milhões provenientes do Fundo Amazônia e tem o potencial de beneficiar cerca de 7.300 famílias que vivem na região. As organizações selecionadas oferecerão Assistência Técnica e Extensão Rural, além de apoio na regularização ambiental e fundiária.
O objetivo é promover a inclusão produtiva e o desenvolvimento rural sustentável, com foco na melhoria da renda dos agricultores, garantindo a preservação da floresta. A iniciativa visa atender pequenas propriedades rurais, com até 4 módulos fiscais, localizadas em assentamentos ou áreas públicas federais sem destinação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Etapas do Projeto
As ações iniciais incluem a identificação e visita aos agricultores familiares para iniciar a regularização fundiária e ambiental. Em seguida, as equipes apoiarão os agricultores na implementação de práticas agroecológicas e sistemas agroflorestais.
Serão licitados 16 lotes, divididos nos 48 municípios prioritários.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
O projeto abrange os estados do Acre, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Roraima, com foco em agricultores familiares, ocupantes de terras públicas federais e assentados do Incra.
Programa de Longo Prazo
Esta é a primeira etapa de um programa de 3 previstos com recursos do Fundo Amazônia para os próximos 5 anos. A meta é regularizar a situação de aproximadamente 30.000 famílias, com um investimento total de R$ 600 milhões. O programa reconhece o papel dos gestores locais na redução do desmatamento e de incêndios florestais, além de fornecer equipamentos, formação técnica e pagamento por serviços ambientais.
Com informações da .
