Governo Federal estabelece prazo final para aposentados contestarem descontos indevidos do INSS. R$ 2,8 bi já foram devolvidos a 4,2 milhões de pessoas.
O Governo Federal estabeleceu o 14 de fevereiro de 2026 como o prazo final para que aposentados e pensionistas do INSS contestem descontos indevidos em suas contas. Essa é a última oportunidade para receber o ressarcimento dos valores pagos indevidamente por entidades associativas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Até o momento, mais de R$ 2,8 bilhões foram devolvidos a cerca de 4,2 milhões de pessoas que sofreram débitos irregulares. O acordo de ressarcimento garante a restituição dos valores corrigidos diretamente na conta bancária do segurado.
Para ter direito ao ressarcimento, o beneficiário deve atender aos seguintes critérios: ter sofrido descontos associativos entre março de 2020 e março de 2025; ter contestado o desconto e não ter recebido resposta da entidade em até 15 dias úteis; ter recebido uma resposta irregular (como assinaturas falsificadas ou áudios duvidosos); possuir processo judicial em andamento (necessário desistir da ação para aderir ao acordo administrativo).
Idosos com mais de 80 anos, indígenas e quilombolas tiveram o processo de contestação aberto automaticamente pelo INSS. Para esse grupo, basta realizar a adesão ao acordo.
Se você identificou um desconto sob nomes como “Contribuição [Entidade]”, siga este roteiro:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Importante: Após a adesão, o dinheiro cai na conta em que você já recebe o benefício em até 3 dias úteis.
Para garantir que ninguém fique de fora, o INSS está realizando o atendimento móvel por meio do PrevBarco. Se você mora em regiões ribeirinhas, para realizar sua contestação e adesão presencialmente.
Jamille Novaes é Bacharel em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e redatora especializada em economia popular, programas sociais e finanças pessoais, com foco em traduzir temas complexos para o dia a dia do brasileiro.
Atua na produção de notícias e guias práticos sobre INSS, Bolsa Família, PIS/Pasep, FGTS, Imposto de Renda e oportunidades de renda extra, sempre com base em informações oficiais e atualizações verificadas.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!