USA Rare Earth Dispara com Investimento do Governo dos EUA
As ações da USA Rare Earth apresentaram um aumento de mais de 14% por volta das 14h10 do horário de Brasília em 26 de maio de 2025. Esse movimento ascendente ocorreu em resposta a informações sobre a aquisição de uma participação de 10% na mineradora por parte do governo dos Estados Unidos, como parte de um pacote de investimento que totaliza US$1,6 bilhão, incluindo dívida e capital próprio (equity).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O anúncio do acordo e um investimento privado separado de US$1 bilhão está programado para ser divulgado na mesma data. A USA Rare Earth planeja realizar uma teleconferência com investidores para detalhar os termos do investimento, conforme informado à Reuters no fim de semana anterior.
Uma participação de 10% elevaria o governo dos EUA à posição de maior acionista público da empresa, segundo dados compilados pela LSEG. A USA Rare Earth está em desenvolvimento de uma mina em Sierra Blanca, no Texas, em colaboração com a Texas Mineral Resources, com previsão de inauguração até 2028.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A companhia também opera uma fábrica de ímãs em Stillwater, Oklahoma, que deve iniciar suas operações ainda em 2025. O investimento representa um passo significativo na estratégia da administração de Trump para fortalecer a presença do governo nos setores de minerais críticos.
Terras raras, um grupo de 17 elementos ou ímãs, são componentes essenciais em uma vasta gama de produtos, incluindo iPhones, máquinas de lavar, caças F-35, veículos elétricos, equipamentos médicos e sistemas militares. O aumento das ações das mineradoras de terras raras em 2025 reflete a redução da oferta global e a competição internacional para garantir o acesso a esse recurso mineral estratégico, visando diminuir a dependência da China.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
