O governo dos Estados Unidos classificou quatro grupos associados à Antifa, originários de países europeus, como terroristas. A informação foi divulgada pelo secretário de Estado americano, Marco Rubio, em um anúncio nesta quinta-feira (13). Os grupos em questão são da Alemanha, Itália e Grécia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Grupos Designados
Os grupos designados como Terroristas Globais Especialmente Designados incluem a Antifa Ost, a FAI/FRI (Federação Anarquista Informal/Frente Revolucionária Internacional), a Autodefesa Revolucionária de Classe e a Justiça Proletária Armada. A classificação coloca esses grupos no mesmo nível de ameaça que organizações como o ISIS-K e o al-Shabaab.
Acusações e Atividades
De acordo com documentos do Departamento de Estado, os grupos acusados utilizam ideologias anarquistas ou marxistas revolucionárias, incluindo antiamericanismo, anticapitalismo e anticristianismo, para justificar ataques violentos. A Antifa Ost, por exemplo, foi acusada de ataques contra indivíduos considerados “fascistas” na Alemanha, com ações registradas em Budapeste em 2023.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A FAI/FRI tem sido responsabilizada por ameaças de violência, incluindo o uso de bombas e cartas-bomba contra instituições políticas e econômicas.
Ações Governamentais
A Autodefesa Revolucionária de Classe foi acusada de realizar dois ataques com explosivos contra o Ministério do Trabalho da Grécia e os escritórios da Companhia Ferroviária Helênica. A Justiça Proletária Armada reivindicou a responsabilidade por um ataque com uma bomba perto do quartel-general da polícia de choque grega em Goudi, na Grécia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Consequências da Designação
Como resultado da ação do governo Trump, bens pertencentes a esses grupos nos Estados Unidos serão bloqueados. Além disso, cidadãos americanos estão proibidos de fornecer apoio material a esses grupos de forma consciente.
