Governo dos EUA autoriza venda de chips Nvidia à China em decisão polêmica

Governo EUA autoriza venda de chips Nvidia à China. Decisão altera política de exportação, permitindo venda do chip H200. Nvidia celebra, China cautelosa.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O governo dos Estados Unidos anunciou na terça-feira, 13 de janeiro de 2026, a aprovação da venda de semicondutores avançados de inteligência artificial (IA) da Nvidia à China. Essa decisão representa uma alteração na política de exportações, implementada pelo presidente norte-americano, do Partido Republicano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O chip H200, o segundo modelo mais avançado de chips de IA da Nvidia, havia tido sua comercialização restringida durante o governo do Partido Democrata, devido a preocupações sobre o potencial de vantagem para a indústria tecnológica e as Forças Armadas chinesas.

O Departamento de Comércio dos EUA estabeleceu que a venda de chips é permitida, desde que haja um suprimento adequado de processadores dentro dos Estados Unidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O chip Blackwell, considerado o semicondutor de IA mais avançado do mundo, continua com venda proibida na China. Este processador é aproximadamente 1,5 vezes mais rápido que o H200 para treinamento de sistemas de IA e seis vezes mais rápido para inferência.

Pesquisas da Nvidia indicam que o Blackwell pode ser até dez vezes mais rápido que o H200 em certas tarefas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

A Nvidia recebeu positivamente a medida, afirmando que ela beneficiará a produção e os empregos nos Estados Unidos. O governo chinês informou a algumas empresas de tecnologia que só aprovaria a compra de chips H200 da Nvidia em circunstâncias especiais, como para pesquisa universitária.

Pequim continua cauteloso quanto à reabertura total do mercado chinês para a Nvidia.

O governo chinês emitiu uma diretiva “deliberadamente vaga”, instruindo algumas empresas a comprarem chips apenas quando “necessário”, sem deixar claro o que isso significa. A China havia solicitado que algumas empresas do setor suspendessem seus pedidos de chips H200, buscando priorizar instituições nacionais.

A Embaixada da China nos EUA informou que o governo chinês planeja convocar reuniões com mais empresas de tecnologia para transmitir a diretiva de compras.

Sair da versão mobile