O governo prevê anunciar até a próxima terça-feira (12) o pacote de medidas para lidar com o impacto das tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros, conforme informado pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, no último sábado (9). As novas tarifas entraram em vigor na última quarta-feira (6).
Luiz Inácio Lula deve anunciar um conjunto de ações de caráter mitigatório, ou seja, o apoio às empresas. Quais empresas? Aquelas que mais exportam para os Estados Unidos e que foram impactadas.
As ações estão sendo analisadas por diversos órgãos ministeriais, com a coordenação do Ministério da Fazenda, e serão encaminhadas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda hoje.
De acordo com fontes do Planalto, o plano de contingência deve incluir linhas de crédito diferenciadas para empresas afetadas, o aumento das compras governamentais de produtos com prazo de validade reduzido e o parcelamento das dívidas federais, como impostos e contribuições. Além disso, estão sendo avaliadas ações específicas para setores da economia mais vulneráveis.
Adicionalmente, conforme Alckmin, o governo continua trabalhando para aumentar a lista de produtos isentos das tarifas de 50%. “Buscaremos ampliar o número de setores que sejam excluídos, permaneçam fora dessas tarifas, que consideramos extremamente injustas”, declarou o vice-presidente.
LEIA TAMBÉM!
Alexandre Padilha afirma: “Ninguém vai baixar a cabeça”, após os EUA cancelarem visto de sua esposa e filha
Ex-presidente Bolsonaro e mais sete pessoas serão julgadas por participação na tentativa de golpe de 8 de janeiro
Após uma semana de motim, Hugo Motta indica que poderá tratar de propostas de interesse de apoiadores de Bolsonaro
Fonte por: Brasil de Fato