Governo de São Paulo Lança Financiamento para Restauração da Mata Atlântica
O governo de São Paulo disponibiliza recursos para projetos de restauração ecológica na Mata Atlântica, através do Finaclima-SP. O objetivo é facilitar o acesso a investimentos privados para ações de adaptação e mitigação às mudanças climáticas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 2025, foram destinados cerca de R$ 10 milhões para o financiamento climático, impulsionando iniciativas de recuperação do bioma.
Foco Inicial no Pontal do Paranapanema
As inscrições para o programa estão prorrogadas até o dia 9 de fevereiro, com foco prioritário na região do Pontal do Paranapanema, no oeste do estado. Especificamente, o projeto visa a recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APPs) e Reservas Legais (RLs) no Assentamento ‘Governador André Franco Montoro’, em Marabá Paulista.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A expectativa é de que as iniciativas selecionadas tenham uma duração de 60 meses, divididos em duas fases: 24 meses para o plantio e 36 meses para o monitoramento.
Parceria e Referências
Organizações sem fins lucrativos com pelo menos dois anos de atuação podem participar do programa. O Finaclima-SP é um sistema ágil, pensado para acelerar a parceria com o setor privado, seguindo o exemplo do projeto ‘ARR Corredores de Vida’, também no Pontal do Paranapanema, que já plantou 15 milhões de árvores através da colaboração entre empresas, governo e sociedade civil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Próximas Chamadas e Áreas de Atuação
Os projetos submetidos para o Pontal do Paranapanema serão divulgados em março. As ações serão detalhadas para o início dos plantios em outubro, período de início das chuvas. Além disso, será lançada uma Chamada de Projetos para a Área de Proteção Ambiental (APA) do Sistema Cantareira, criada em 1998 e que abrange os municípios de Mairiporã, Atibaia, Nazaré Paulista, Piracaia, Joanópolis, Vargem e Bragança Paulista.
