Governo de São Paulo expande cursos técnicos em escolas, buscando 231 mil alunos até 2026. Iniciativa visa qualificar estudantes para agronegócio e indústria.
O governador do estado de São Paulo anunciou, em data recente, um novo plano focado em expandir a oferta de cursos técnicos nas escolas regulares. A iniciativa visa aumentar o acesso à formação profissional para estudantes. A partir de 2026, espera-se que 2.212 escolas ofereçam cursos de formação profissional, representando um aumento de 399 unidades em relação à oferta atual.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O governo estima que o número de estudantes matriculados em cursos técnicos em São Paulo atinja 321 mil no próximo ano. Essa projeção representa 40% das matrículas nos 2º e 3º anos do ensino médio.
Atualmente, a rede estadual de ensino possui 124 mil estudantes matriculados na modalidade de ensino técnico. A expectativa é que esse número aumente para 231 mil no próximo ano.
O governador ressaltou que a expansão dos cursos técnicos visa proporcionar aos estudantes uma dupla formação, combinando o diploma de ensino médio com a qualificação profissionalizante. Ele acredita que essa medida elevará o padrão de formação em São Paulo, servindo de exemplo para o Brasil, em linha com os padrões de países membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
O governador enfatizou que a oferta de cursos profissionalizantes está alinhada com a vocação econômica de São Paulo, que se destaca no agronegócio e na indústria. Ele acredita que a capacitação profissional é essencial para atender à demanda por profissionais qualificados nesses setores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Durante a cerimônia, foram homenageadas as escolas que mais contrataram estagiários, em reconhecimento ao programa Bolsa Estágio Ensino Médio (BEEM). O secretário de Educação, Renato Feder, informou que a meta é beneficiar 10 mil estudantes até o final de dezembro, com a previsão de alcançar 30 mil estagiários até 2026.
O programa oferece bolsas de até R$ 851,46 para os alunos que realizam estágios em empresas.
O secretário de Educação, Renato Feder, também destacou o crescimento das matrículas no Ensino Médio Técnico nas escolas estaduais em 2023, atingindo cerca de 35 mil estudantes. A expectativa é que esse número aumente significativamente até 2026, com a chegada de 231 mil estudantes na modalidade de ensino técnico.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!