Governo de SP cria hub de dados para transparência hídrica

Agência de Águas paulista lança iniciativa para aumentar transparência e incentivar economia de água.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Governo de São Paulo Lança Plataforma SP Águas para Gestão da Bacia Hídrica

O Governo de São Paulo inaugurou nesta sexta-feira (24) a plataforma SP Águas, um centro digital que centraliza informações sobre o abastecimento de água, os níveis dos reservatórios e as estratégias de resiliência hídrica em todo o estado. A iniciativa, desenvolvida pela Agência de Águas do Estado de São Paulo (Aqua), visa aumentar a transparência da situação hídrica e estimular a população a adotar hábitos de economia de água.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A plataforma está hospedada no site da Aqua e oferece um panorama dos diferentes estágios de escassez hídrica em São Paulo. Além disso, disponibiliza boletins diários produzidos pela Sala de Situação, que contêm dados atualizados sobre os recursos hídricos disponíveis.

O espaço também funciona como um arquivo de portarias, resoluções, deliberações e comunicados oficiais relacionados à gestão e ao monitoramento da água no estado. A plataforma busca otimizar a comunicação entre os órgãos responsáveis pela administração dos recursos hídricos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A plataforma apresenta os níveis dos reservatórios do Sistema Integrado Metropolitano (SIM), juntamente com projeções para o sistema como um todo. Também inclui uma curva de contingência, que possui um planejamento de 12 meses. Essa curva considera fatores como a quantidade de chuva, o volume de afluentes e o consumo de água.

As informações apresentadas são atualizadas continuamente, refletindo as condições hidrológicas do estado. A plataforma também divulga as medidas definidas pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp) no âmbito do sistema de abastecimento, fortalecendo a integração entre planejamento, regulação e gestão dos recursos hídricos em São Paulo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Sair da versão mobile