O Governo do Estado de São Paulo emitiu um alerta para a população monitorar o consumo de água devido ao aumento significativo registrado na última semana. A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) observou um aumento de 60% no consumo de água.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Impacto das Condições Climáticas
A cidade de São Paulo enfrentou uma onda de calor, com a temperatura máxima de dezembro atingindo 35,9°C nesta quinta-feira, 25. Paralelamente, o estado registra um dos menores índices de chuvas nos últimos anos, o que afeta a capacidade de abastecimento das represas da região metropolitana.
Redução da Pressão da Água
Em agosto, o governo estadual e a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp) implementaram a redução da pressão da água durante o período noturno, abrangendo a região metropolitana. Essa medida visa proteger os mananciais afetados pela escassez de chuvas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desde 22 de setembro, a pressão da água é reduzida entre 19h e 5h, gerando uma economia equivalente a 1,2 milhão de caixas d’água de 500 litros por dia.
Dicas para Economizar Água
O governo incentiva a população a evitar o desperdício, como encher piscinas ou lavar veículos e calçadas. A Secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, enfatiza a importância da colaboração da população.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Recomenda-se priorizar banhos rápidos, de até cinco minutos, que podem economizar até 9 mil litros por mês. É importante verificar vazamentos na descarga e em canos, manter torneiras fechadas, utilizar a máquina de lavar louça apenas com a carga completa e evitar deixar a torneira aberta ao ensaboar a louça.
Recomenda-se ligar a máquina de lavar roupa apenas com o volume necessário, reaproveitar a água da lavagem de roupas para atividades como lavar o quintal, preferir varrer a calçada em vez de lavá-la e lavar o carro com balde em vez de mangueira.
