Governo Acelera Pressão pela Fim da Escala 6×1, Mas Aprovação Não é Garantida
O governo federal intensificou a discussão sobre o fim da escala de trabalho 6×1, buscando, segundo o cientista político Lucas de Aragão, da Arko Advice, criar uma situação de erro para a oposição. Aragão comentou sobre a iniciativa durante uma participação no WW desta segunda-feira (9).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ele ressaltou que a recente movimentação legislativa, impulsionada por uma proposta, não garante a aprovação da medida.
Possibilidade de Mudanças na Proposta Inicial
O analista apontou que o ministro da Secretaria de Governo já mencionou a viabilidade de uma escala 5×2 com 40 horas semanais, uma alternativa à proposta original apresentada pela deputada Erika Hilton (PSOL-SP). Ele acredita que o texto da proposta certamente sofrerá alterações antes de ser votado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estratégia Eleitoral e Apelo da Pauta
Aragão enfatizou que a questão da escala de trabalho possui um forte apelo eleitoral. Segundo ele, o governo não permitirá que a oposição assuma o protagonismo nesse debate. “É uma pauta de forte apelo eleitoral, é uma pauta do governo, o governo não vai deixar o Congresso se apossar dessa pauta, vai falar que é dela, que é do governo”, declarou.
Caminho Longo para a Aprovação
Apesar da pressão, o cientista político avalia que ainda há um longo caminho a percorrer até uma possível aprovação da medida. Ele destaca a necessidade de negociação e de mudanças no texto, considerando o cenário político eleitoral do ano. “Vai precisar de negociação, vai precisar de mudanças, vai precisar de uma transição, na minha opinião.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Então é um primeiro passo, mas uma PEC tem um caminho longo pela frente num ano que é bem cheio, um ano de eleição”, concluiu.
Informações da CNN Brasil
Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN.
