Governo Abre Leilão de Aeroportos Regionais em Novembro de 2025

Governo lança leilão de 19 aeroportos regionais em novembro de 2025. Operadoras privadas disputam terminais com déficit no Brasil. Saiba mais!

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Leilão de Aeroportos Regionais a Ser Realizado em Novembro de 2025

O governo federal promoverá um leilão de concessão de 19 aeroportos regionais no Brasil. A sessão de lances ocorrerá na sede da Bolsa de Valores de São Paulo, em 27 de novembro de 2025. A iniciativa visa ampliar, manter e explorar terminais aeroportuários atualmente com déficits, por meio de operadores privados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O edital do leilão está disponível em formato PDF (525 kB).

Critérios de Avaliação das Propostas

As concessões serão individuais e serão disputadas exclusivamente por concessionárias que já administram aeroportos federais. O vencedor será aquele que apresentar a maior margem de desconto sobre os parâmetros econômicos calculados para cada ativo, incluindo receita, custos operacionais e investimentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) realizará o cálculo do reequilíbrio econômico-financeiro.

Objetivos e Metas do Programa

O AmpliAR, lançado em agosto, estima investimentos de R$ 1,25 bilhão, que incluem a incorporação dos 19 terminais aos contratos existentes, com reequilíbrio econômico-financeiro. A meta da pasta é requalificar mais de 100 aeroportos nos próximos cinco anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

O programa propõe a transferência de terminais menores, com prejuízo, para empresas que controlam aeroportos de maior porte, em contrapartida, essas concessionárias receberão ajustes nos contratos vigentes para equilibrar os novos custos de operação estimados.

Aeroportos Participantes

Os aeroportos a serem ofertados, organizados por estado, são: Acre (AC) – Tarauacá; Amazonas (AM) – Barcelos, Itacoatiara, Parintins; Pará (PA) – Itaituba; Rondônia (RO) – Cacoal, Vilhena; Tocantins (TO) – Araguaína; Mato Grosso (MT) – Porto Alegre do Norte; Maranhão (MA) – Barreirinhas; Bahia (BA) – Guanambi, Lençóis, Paulo Afonso; Piauí (PI) – São Raimundo Nonato; Pernambuco (PE) – Araripina, Garanhuns, Serra Talhada; Ceará (CE) – Jericoacoara, Canoa Quebrada.

Sair da versão mobile