Governadores do Sul e Sudeste assinam carta com estratégias contra facções criminosas

Governadores do Sul e Sudeste assinam carta com estratégias contra facções criminosas. Iniciativa do Cosud busca fortalecer segurança pública e combater crime.

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Um grupo de sete governadores das regiões Sul e Sudeste assinou uma carta com foco em estratégias para combater a atuação de facções criminosas. O documento, resultado do 14º Encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), foi divulgado em 6 de dezembro de 2025 no Palácio Guanabara, sede do governo do Rio de Janeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A iniciativa visa fortalecer a segurança pública nos estados membros.

Principais Recomendações do Cosud

A carta propõe medidas que garantam um financiamento consistente para a segurança pública nos estados. Entre as sugestões estão a destinação de parte da arrecadação proveniente da taxação de jogos de azar para investimentos em segurança, a criação de linhas de crédito permanentes para modernização tecnológica das forças de segurança e a implementação de um mecanismo de coordenação da União para a integração de dados e ações estruturadas no combate à lavagem de dinheiro e às redes de financiamento das facções.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, propõe a integração tecnológica entre as forças policiais e o aperfeiçoamento de sistemas de dados e identificação multibiométrica.

Recuperação de Ativos e Ações Fronteiriças

A carta também defende a recuperação de ativos do crime organizado, com a destinação dos valores aos estados responsáveis pelas operações, e a realização de ações permanentes nas fronteiras. Adicionalmente, os governadores reforçam a necessidade de ajustes na legislação penal e processual penal para combater crimes de alta ofensividade, como o tráfico de armas de guerra e a atuação de facções a partir do sistema prisional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Consórcio de Integração Sul e Sudeste

O Cosud confirmou a eleição de Romeu Zema para presidir o grupo, com um mandato de duração de um ano. O próximo encontro do consórcio está agendado para 20 de março de 2026, em Minas Gerais. O grupo busca fortalecer a colaboração entre os estados para enfrentar os desafios da segurança pública.

A reunião contou com a participação de representantes dos seguintes governos: PL – governador do Rio de Janeiro; PSD – governador do Paraná; PL – governador de Santa Catarina; PSD – governador do Paraná; PSB – governador do Espírito Santo; Novo – governador de Minas Gerais; e Republicanos – governador de São Paulo.

Sair da versão mobile