Biden assenta nova medida após bloqueio judicial à tentativa de federalizar a Guarda Nacional do estado.
O governador da Califórnia, Gavin Newsom, manifestou sua preocupação e oposição ao envio de 300 membros da Guarda Nacional da Califórnia para o Oregon. Em uma postagem recente na plataforma X, Newsom criticou a ação do governo Trump, afirmando que o envio ocorre após um bloqueio judicial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Após um tribunal federal bloquear sua tentativa de federalizar a Guarda Nacional do Oregon, Donald Trump está enviando 300 funcionários da Guarda Nacional da Califórnia para o Oregon. Eles estão a caminho de lá agora”, escreveu Newsom.
A declaração do governador ocorreu em resposta a uma decisão judicial emitida no final da semana passada. O juiz impediu temporariamente Trump de enviar soldados da Guarda Nacional do Oregon para a cidade de Portland, com base na falta de evidências que justificassem a intervenção dos protestos recentes.
“Esse é um abuso do lei e do poder de tirar o fôlego. O governo Trump está atacando sem remorso o próprio estado de direito”, declarou Newsom em uma declaração subsequente.
O governador ressaltou que Trump havia colocado as 300 tropas da Califórnia sob controle federal meses antes, com o objetivo de responder aos protestos em Los Angeles. No entanto, ele argumentou que as circunstâncias originais não justificavam a mudança e que elas haviam diminuído desde então.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!