Google aposta em óculos inteligentes com tecnologia Gemini para navegação e informações em tempo real, buscando nova plataforma de computação.
Quantas vezes você pega o celular para obter direções, atender uma videochamada ou fazer uma busca no Google? Provavelmente mais do que consegue contar. O Google está buscando mudar isso, e não está sozinho. O gigante das buscas faz parte de um grupo crescente de empresas de tecnologia que apostam em óculos inteligentes, dispositivos que transmitem informações do celular e analisam o ambiente ao redor, utilizando câmeras e microfones.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Google demonstrou seus óculos em maio e apresentou o software por trás deles há um ano. Na semana passada, mostrou à CNN e outros veículos uma visão mais detalhada do software, oferecendo um vislumbre do que esperar quando os óculos forem lançados no próximo ano. A empresa está buscando uma nova plataforma de computação, assim como fez com smartphones.
O Google Glass, uma tentativa anterior, fracassou há cerca de uma década devido a questões de estilo, custo, funcionalidades limitadas e preocupações com privacidade. A empresa aprendeu com esses erros. O novo modelo inclui um indicador visual quando a câmera ou o software de edição de imagem com IA estão em uso, e os usuários podem excluir comandos e atividades no aplicativo.
Assim como os óculos Ray-Ban da Meta, os aparelhos do Google permitem que você realize tarefas sem usar as mãos, como tirar fotos, obter direções, atender chamadas e aprender sobre objetos ao seu redor. Durante uma demonstração, fiz perguntas sobre livros e pimentas, e o Google respondeu usando o Gemini. A versão do Google Maps nos óculos mostra uma seta apontando a direção correta e o mapa, sem a necessidade de olhar para uma tela.
Apesar do potencial, a Google reconhece que os óculos não substituirão os smartphones. A empresa está disposta a apostar que os óculos terão um papel no futuro da computação, e até mesmo serão compatíveis com o iPhone. O Google planeja vender os óculos em duas versões, com display e apenas feedback de áudio, em parceria com Warby Parker e Gentle Monster. A empresa ainda não informou o preço ou a data de lançamento, e está desenvolvendo um modelo com duas telas para exibir gráficos mais detalhados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!