Goldman Sachs alerta: otimismo em torno da IA pode estar perto de um limite. Analistas apontam risco de decepção no mercado e desaceleração econômica.
O Goldman Sachs identifica sinais de que o otimismo em torno da inteligência artificial (IA) pode estar se aproximando de um limite. Em um relatório, os analistas Dominic Wilson e Kamakshya Trivedi observam que o valor de mercado das empresas associadas à IA, desde o lançamento do ChatGPT, já se aproxima das estimativas de valor econômico que essa tecnologia pode gerar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O documento destaca que essa situação não impede novas altas no mercado, mas indica um aumento da “vulnerabilidade à decepção ou ao risco de eventos”. O relatório chama a atenção para desafios macroeconômicos, como a desaceleração do emprego nos Estados Unidos, que representa o principal risco imediato para os preços dos ativos.
Essa situação pode reacender temores de recessão, caso a taxa de desemprego apresente um resultado negativo até dezembro.
O Goldman Sachs aponta que o mercado já precificou as expectativas de crescimento econômico e flexibilização monetária. Se esses indicadores se desviarem significativamente do esperado, isso pode gerar frustração. Um cenário de retomada mais forte da atividade econômica em 2026 pode desafiar a postura do Federal Reserve (Fed), o banco central americano.
O banco ressalta que a precificação do tema da IA representa outra grande ameaça para o desempenho das ações. Empresas estão investindo em IA de forma acima do esperado. A visão central dos analistas permanece construtiva para ativos de risco, desde que os principais riscos, como desaceleração econômica imediata, frustração com a trajetória do Fed e desafios à narrativa da IA, permaneçam contidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!