Globo de Ouro: curiosidades do prêmio que celebra a indústria cinematográfica. Meryl Streep detém o recorde de indicações e vitórias. Descubra!
Fundado em 1944, o Globo de Ouro é uma premiação que celebra os melhores do ano na indústria cinematográfica. Com 80 anos de história, a cerimônia possui diversos momentos marcantes. A CNN listou 10 curiosidades sobre o prêmio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Globo de Ouro é conhecido por ser uma versão mais informal das premiações. Ao contrário de grandes auditórios, a cerimônia acontece em um ambiente com mesas e cadeiras, permitindo que os convidados conversem, comam e bebam livremente. O clima é descontraído e propício para interações entre os presentes.
A primeira edição do Globo de Ouro, ocorrida em 1944, premiou o filme “A Canção de Bernadette”, que conquistou o título de primeiro longa vencedor na categoria de Melhor Filme na história da premiação.
Em 2008, devido à greve dos roteiristas, a Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA) decidiu cancelar a cerimônia de premiação. Diante da ameaça de um tapete vermelho vazio, a premiação foi substituída por uma coletiva de imprensa televisionada, que anunciou os vencedores.
De acordo com o site oficial da premiação, Meryl Streep possui o maior número de indicações e vitórias, com 33 nomeações e oito vitórias, incluindo o prêmio Cecil DeMille, uma distinção honorária.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O ator mais jovem a vencer o Globo de Ouro é Ricky Schroder, que tinha 9 anos quando conquistou a categoria de Melhor Nova Estrela do Ano pelo filme “O Campeão”, em 1980.
O ator sul-coreano Oh Yeong-su, de “Round 6”, se tornou o mais velho a receber um prêmio no Globo de Ouro em 2022, aos 77 anos, ao vencer na categoria de Melhor Ator Coadjuvante por sua atuação em uma série.
Em 1989, houve um empate na categoria de Melhor Atriz, com o prêmio sendo concedido a três atrizes: Jodie Foster por “Acusados”, Shirley Maclaine por “Madame Sousatzka” e Sigourney Weaver por “Nas Montanhas dos Gorilas”.
O filme “Carros” foi responsável por criar uma categoria específica para filmes de animação. A categoria “Melhor Animação” ainda não existia, e o longa com Paul Newman e Owen Wilson acabou sendo considerado o primeiro vencedor.
Em 1999, Angelina Jolie prometeu que, caso vencesse a categoria de Melhor Atriz pelo filme “Gia”, ela pularia na piscina do The Beverly Hilton, em Los Angeles. Ela venceu e cumpriu sua promessa, realizando o ato.
Marlon Brando recusou o prêmio de Melhor Ator por “O Poderoso Chefão” em 1973, e também recusou o prêmio no Oscar. Sua recusa foi motivada por seu protesto contra o mau tratamento dado aos atores que interpretavam indígenas na indústria cinematográfica.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!