Global 8000: Jato executivo mais rápido do mundo! A Bombardier apresenta o modelo que atinge Mach 0,95 e supera o G700. Saiba mais!
O Global 8000, desenvolvido pela Bombardier, destaca-se como o jato executivo mais rápido do mundo. A aeronave atinge uma velocidade máxima de Mach 0,95, equivalendo a aproximadamente 1.160 km/h. Sua autonomia permite voos sem escalas superiores a 14 mil quilômetros, proporcionando grande alcance.
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Este desempenho o coloca à frente do G700, da mesma fabricante, que atinge Mach 0,935. A Bombardier afirma que o Global 8000 representa o avião civil mais rápido em operação desde a aposentadoria do Concorde, em 2003.
O alcance máximo da aeronave é de cerca de 14.816 quilômetros, permitindo conexões diretas entre grandes centros financeiros. Partindo de São Paulo, por exemplo, o jato consegue alcançar uma vasta região do planeta, com exceção de algumas áreas da Ásia e Oceania.
A fabricante relata que o modelo opera em aproximadamente 30% mais aeroportos sem escalas em comparação com aeronaves concorrentes, alcançando mais de 2 mil destinos ao redor do mundo.
O interior do Global 8000, projetado para oferecer conforto e praticidade, acomoda até 19 passageiros. A cabine é dividida em cinco ambientes independentes, distribuídos ao longo da aeronave.
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Os espaços incluem uma entrada com área de recepção, uma cozinha completa, um lavabo com janela e uma área destinada à tripulação. Há também um clube com quatro poltronas, mesas retráteis e uma TV de 24 polegadas.
Uma sala de conferência permite reuniões ou refeições para até seis pessoas, enquanto uma sala de entretenimento oferece um sofá-cama, uma TV de grande porte e um sistema de som. A suíte privativa conta com uma cama de tamanho integral, uma poltrona, uma TV de 32 polegadas e um banheiro com chuveiro.
O Global 8000 recebeu certificação da autoridade aeronáutica do Canadá em novembro. Em dezembro, a Bombardier entregou a primeira unidade do modelo, marcando o início das operações.
A aeronave também recebeu certificação da Agência Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) na semana seguinte. Atualmente, aguarda aprovação do órgão regulador da União Europeia para iniciar suas operações no continente.
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