Luiza Botelho cita megaoperação no Rio contra Comando Vermelho e reforça atuação conjunta entre forças federais e estaduais.
A ministra das Relações Institucionais defendeu, em suas redes sociais na terça-feira (28.out.2025), a aprovação urgente da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública pelo Congresso Nacional. A proposta visa modificar as competências da União no que tange à segurança pública do país, incluindo a criação da Polícia Viária Federal e a constitucionalização do Fundo Nacional de Segurança Pública.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ministra mencionou uma ação realizada na terça-feira nos , no Rio de Janeiro, que resultou em 64 mortos e 81 presos. A ministra enfatizou a necessidade de uma “articulação de segurança no combate ao crime organizado”, destacando que a proposta do governo do presidente Lula busca uma maior colaboração entre os governos federal e estaduais.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, apresentou a PEC da Segurança Pública aos líderes da Câmara em 8 de abril. A proposta, em formato PDF (129 kB), visa ampliar os poderes da Polícia Federal para atuação nos estados, além de criar a Polícia Viária Federal, responsável pelo policiamento ostensivo em rodovias, ferrovias e hidrovias federais.
Outro ponto crucial da PEC é a constitucionalização do Fundo Nacional de Segurança Pública, com os repasses mantidos separados e compartilhados entre todos os integrantes da Federação, conforme a lei, sem possibilidade de contingenciamento. Adicionalmente, a proposta estabelece a criação de um Conselho Nacional de Segurança Pública e Defesa Social, composto por representantes da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e da sociedade civil, garantindo que o governo ouça este conselho para estabelecer o plano nacional de segurança pública.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!