Governo Federal nega envolvimento com Banco Master. A ministra Gleisi afirma que fiscalização foi rigorosa e ações legais. Reunião Lula-Vorcaro é minimizada.
Em declaração dada nesta quarta-feira, 28 de janeiro de 2026, a ministra da Secretaria de Relações Institucionais do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi, afirmou que o governo federal não teve qualquer envolvimento inadequado com o Banco Master.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ministra enfatizou que a fiscalização realizada foi “rigorosa” e que todas as ações foram conduzidas com “estrita técnica e legalidade”.
Gleisi ressaltou que a prisão do presidente do Master ocorreu durante o governo em questão e que a liquidação do banco também foi efetivada nesse período. A declaração visa esclarecer questões levantadas em relação a possíveis conexões entre diferentes órgãos governamentais.
A ministra destacou a independência das instituições, mencionando especificamente o Banco Central e a Polícia Federal, na gestão do Banco Master. Ela argumentou que a atuação desses órgãos demonstra uma gestão transparente e livre de interferências.
Gleisi comentou sobre o encontro entre o presidente Lula e Daniel Vorcaro, fundador do Banco Master. A ministra minimizou a importância do encontro, afirmando que o petista “recebe muita gente, já recebeu outros donos de banco, já recebeu outras pessoas do mercado financeiro”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Informações do Grupo de Informações Sigilosas (GSI) indicam que Vorcaro esteve no Planalto em diversas ocasiões entre 2023 e 2024. Em dezembro de 2024, ocorreu uma reunião entre o banqueiro e Lula, que não foi registrado na agenda oficial. Durante essa reunião, Vorcaro questionou diretamente o presidente sobre a possibilidade de venda do Master ao BTG Pactual.
Gabriel Galípolo, que assumiu o Banco Central em janeiro de 2025, também participou da reunião. A ministra também comentou sobre a possível instauração de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar o Banco Master, afirmando que essa é uma prerrogativa do Congresso Nacional.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!