Deputado Glauber Braga é aprovado com suspensão de 6 meses pela Câmara. Processo de cassação teve início em abril/2024 e acusações contra Saudade Braga
O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (10) a suspensão do deputado federal Glauber Braga (Psol-RJ) por um período de seis meses. O resultado da votação foi de 318 votos a favor e 141 votos contra. O processo de cassação, que teve início em abril de 2024, envolve acusações relacionadas a insinuações sobre Saudade Braga, mãe do parlamentar e ex-prefeita de Nova Friburgo (RJ).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Durante seu discurso de defesa no plenário, Glauber Braga classificou a tentativa de cassação como uma “falsa simetria” em relação ao caso envolvendo Carla Zambelli. Ele também criticou o presidente da Câmara dos Deputados, por encaminhar a representação contra seu mandato para votação. “Não venham ainda querer me igualar com caso de Eduardo Bolsonaro, eu não conspirei contra o meu país no exterior”, declarou o parlamentar.
Antes da votação final sobre a suspensão, o plenário decidiu substituir o processo de cassação original. A votação para essa substituição teve 226 votos a favor, 220 votos contra e três abstenções. Essa mudança ocorreu em meio a intensos debates e manifestações dentro da Câmara.
A Câmara dos Deputados pode votar a cassação de outros parlamentares ainda nesta quarta-feira (10). A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) está avaliando o caso envolvendo a invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por Daniel Moita (PL-SP).
A sessão ocorreu após Glauber Braga ter ocupado a mesa diretora em protesto contra o projeto de lei da dosimetria.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!